Saúde desenvolve ações de prevenção às hepatites virais

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Saúde, iniciou esta semana a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais. As atividades seguem até o final de agosto, em diversos espaços públicos, com a proposta de informar sobre formas de prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento. A campanha também vai envolver os profissionais de saúde. Às terças e quintas-feiras, às 9h, haverá sala de espera no Centro de Especialidades.
A ação começou na terça-feira (9) com testagem para hepatites no “Programa no Saúde vai até Você”, realizado em Beira de Lagoa. Já na quarta-feira (10), a programação aconteceu nas Unidades de Saúde do Centro e de Caxias, com um bate-papo sobre as hepatites. Nesta quinta-feira (11), haverá teste no “Programa Saúde vai até Você”, no Machado.
A enfermeira Rosemeri Braga, da Coordenação das IST/AIDS e Hepatites Virais, ressaltou a importância da campanha. “No dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites e a campanha é fundamental para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacinação contra a hepatite B, principal medida de prevenção e que está disponível nas unidades de saúde”, enfatizou.
A profissional reforça que as unidades que realizam a testagem para as hepatites no município são: Centro, Carmo, Caxias, Matias, Santa Catarina, Machadinha, Alto Grande, Morro Alto e Conde de Araruama. “Vale lembrar que para a hepatite C não existe vacina. Então, a prevenção depende de conhecer as formas de transmissão do vírus para evitar a doença. Não compartilhar agulhas, no caso de uso drogas injetáveis;
não compartilhar objetos de uso pessoal (escova de dente e lâmina de barbear), de manicure (alicates, lixas, espátulas) e instrumentos para tatuagem que possam conter sangue são algumas recomendações”, pontuou.
Neste sábado (13), haverá roda de conversa sobre a temática no Ciep 465, na programação do Projeto Família na Escola, às 8h30. No dia 16, às 9h e às 14h, a programação acontecerá na Estratégia Saúde da Família (ESF), envolvendo profissionais técnicos de enfermagem, com abordagem relacionada a sensibilização sobre acidentes com material biológico.
No dia 17, às 8h30, será a vez de bate-papo com usuários na Unidade de Saúde do Matias; e no dia 18, às 14h, sensibilização sobre acidente com material biológico e prevenção das hepatites virais com profissionais do Hospital Municipal.
No dia 24, às 8h30, terá bate-papo na Unidade de Saúde de Barra do Furado. Dia 25, às 15h30, roda de conversa no Centro de Especialidades; e dia 29, às 8h30 e às 16h30, orientação e panfletagem sobre as hepatites virais, no hall da Prefeitura.
A programação continua no dia 30, às 8h30m e 16h30, com o ‘Fique Sabendo’ (oferta e realização de testes para hepatite B e C), no Centro de Especialidades e Unidades de Saúde. No dia 14 de agosto, às 9h, vai ocorrer o bate-papo sobre as hepatites virais na USF de Santa Catarina; e no dia 21, às 9h, ação na Unidade de Saúde de Morro Alto.
O bate-papo nas Unidades de Saúde será realizado pelo médico infectologista do Dr. Marcus Vinícius, que faz o tratamento das hepatites virais, e com a presença dos profissionais das Unidades de Saúde da Família e da coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Milena Viana.