A Secretaria de Saúde de Quissamã realizou, nesta quinta-feira (29), a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2025, no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi apresentar e avaliar as atividades e os resultados obtidos entre os meses de janeiro e abril deste ano.
A audiência foi aberta pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Aílson Barreto, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Também compuseram a mesa os vereadores Cássio Reis, André de Paulo e Luan Buiú; a secretária de Saúde e vice-prefeita, Sabrine Pereira; a subsecretária Milena Viana; a coordenadora de Planejamento e Gestão em Saúde, Delba Barros, responsável pela apresentação dos dados; a assessora executiva do Fundo Municipal de Saúde, Luketlin Silva; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruna Ribeiro.
Durante a apresentação, Delba Barros destacou os principais indicadores do 1º quadrimestre de 2025. No período, foram atendidas 21.542 receitas, além de 117 pacientes beneficiados com fórmulas especiais e 280 usuários atendidos com fraldas. No Hospital Municipal, foram realizados 94.633 procedimentos, com destaque para as 1.622 tomografias.
Por outro lado, chamou atenção o índice de 35% de faltas sem justificativa no Centro de Especialidades, o que compromete a eficiência do atendimento, gera desperdício de recursos públicos e atrasa diagnósticos e tratamentos.
A secretária de Saúde, Sabrine Pereira, reforçou o compromisso da gestão com a transparência e o cuidado com a população:
“A prestação de contas é fundamental para garantir que a comunidade tenha acesso claro às ações e resultados da saúde municipal. Seguimos empenhados em melhorar os serviços, promovendo saúde com qualidade e atenção para todos em Quissamã. Também é importante destacar que a falta sem justificativa em exames compromete o atendimento de outros pacientes e prejudica o planejamento da rede de saúde, por isso reforçamos a necessidade da colaboração de todos.”
A Audiência Pública reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde com a transparência, a participação cidadã e a constante melhoria da gestão e da qualidade dos serviços oferecidos à população.