Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde de Quissamã entrega USF do Centro totalmente revitalizada para a população

Saúde de Quissamã entrega USF do Centro totalmente revitalizada para a população

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Quissamã, por meio das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e a de Saúde, entregou para a população, a Unidade de Saúde da Família – USF do Centro, totalmente revitalizada. A modernização e ampliação da USF, que leva o nome de Maria da Conceição Batista de Azevedo, faz parte da programação de 33 anos de Quissamã.
Os principais serviços executados na obra foram: o isolamento revestido de vidro na área central da unidade, a bancada da recepção foi aumentada, portas de vidro na entrada, reparos no telhado, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, pintura de todo o prédio, revisão do ponto de rede da internet e novas instalações, a construção de uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e um banheiro com acessibilidade.
A “nova” USF passa a contar com espaços modernos e bem equipados, sendo divididos da seguinte maneira: sala de triagem, de vacina, de curativo, de reunião, de esterilização, dos ACS – Agente Comunitário da Saúde, consultório médico, odontológico, de enfermagem, farmácia, recepção, arquivo, ambulatório, copa, banheiro para o público, para uso exclusivo dos funcionários e o mais novo, com acessibilidade para a passagem da cadeira de rodas.
“Cada um que passou por aqui, contribuiu para a história de êxito que Quissamã vem trilhando. Sou muito orgulhosa por ter dado o meu melhor como assistente social, secretária da pasta, vereadora e atualmente prefeita. Vivemos dois momentos desde que assumi a prefeitura. O primeiro mandato, foi desafiador, pois tínhamos dívidas, pouco dinheiro e tudo estava sucateado. No segundo momento, já com as fianças equilibradas, vivemos a era de uma pandemia, que foi um grande doutorado. Ela veio sem avisar, e nos fez buscar alternativas, crescer na crise e mais uma vez, com o esforço e emprenho de todos, mostramos que a Saúde de Quissamã, é de excelência e não é à toa que ofertamos várias especialidades no centro de saúde, que os nossos equipamentos são da melhor qualidade, que atendemos a todos com acolhimento”, disse a prefeita Fátima Pacheco, que estava acompanhada do vice-prefeito Marcelo Batista.
“Temos muitos motivos para nos orgulhar e precisamos relembrar que o governo não é feito por uma ou duas pessoas. Quissamã tem um time de primeira na área da saúde. Vale ressaltar também que esta unidade faz parte da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil. São sete placas de certificação no Estado do Rio de Janeiro e Quissamã possui duas delas, com o devido reconhecimento: a do Centro e a do Carmo”, enalteceu Fátima.
Joelmo Antônio Batista de Azevedo, filho da homenageada, visivelmente emocionado, falou sobre o momento especial. “Estar de volta neste lugar hoje, é uma mistura de muitas emoções: saudade, emoção, orgulho e gratidão por ter o nome dela gravado aqui, pois ela deixou seu legado, trabalho dedicado que sempre desenvolveu e entregou para a saúde de Quissamã, num tempo em que a cidade nem imaginava ser município. Ela nos ensinou que mesmo a gente tendo poço, que deveríamos repartir é um fragmento da carta de São Paulo aos Coríntios, eu vejo a minha mãe: “Amar é olhar para Deus, cuidar dos próprios deveres, ajudar aos que sofrem”, explicou Joelmo.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – ESF, Milena Viana, falou da alegria nesse momento. “É uma felicidade enorme retornar para a nossa casa, com a ampliação e reestruturação do prédio, dando mais confronto e qualidade aos atendimentos prestados aos 4000 usuários cadastrados. Gostaria de aproveitar para agradecer o apoio da equipe que esteve conosco o tempo todo e dizer que são poucos lugares que possuem uma equipe completa como aqui, com sete ACS, duas recepcionistas, três técnicos de enfermagem, um médico da família, uma enfermeira, uma gerente, um dentista, um auxiliar de consultório dentário e ainda uma equipe de apoio composta por um pediatra, um clínico geral e uma nutricionista, afirmou
Milena.
“Estamos vivendo uma semana muito especial para o município, já que no domingo, Quissamã completa 33 anos de emancipação. São muitas comemorações artísticas, culturais, com inaugurações, revitalizações e construções. É um prazer poder entregar para a população a USF do Centro, nova e ainda mais estruturada, dizer que a USF de Santa Catarina está em fase de conclusão e que mais duas, a do Carmo e da Penha, estão prestes a serem começadas”, ressaltou Nilton Pinto, secretário de Saúde.
“Estou orgulhoso por fazer parte desse governo e poder contribuir para a melhoria dos equipamentos, com a construção, ampliação e revitalização. A equipe da saúde me recebeu de braços abertos e me dá suporte para eu possa trabalhar com total conhecimento de causa. O prontuário eletrônico será introduzido a partir da semana que vem e contando com esta unidade, já serão sete no total. Caxias receberá a implantação do App, no projeto piloto. Vamos as unidades ouvir as gerentes e conhecer de perto as questões pontuais, finalizou”, Nilton.
A prefeita Fátima Pacheco, conferiu de perto as novas instalações, sempre acompanhada do secretário de Saúde, Nílton Pinto e da subsecretária, Sabrine Pereira, além de alguns dos secretários, vereadores e dos servidores que trabalham na USF e principalmente, dos usuários.
“Meu principal intuito neste segundo mandato, é deixar um legado positivo para a população e para a cidade. Quero que os moradores, por meio dos investimentos recebidos, tenham direito a usufruir de todas as melhorias possíveis tanto nas estruturas físicas dos prédios, quanto de equipamento tecnológico e capacitação profissional. Ampliar, qualificar e humanizar o atendimento na área da saúde, segue sendo uma das minhas prioridades na gestão”, declarou Fátima.
Participaram da reinauguração, os secretários Alexandre Santos, de Mobilidade Urbana, Arnaldo de Queirós Mattoso, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Helena Lima, de Educação, Robinson Serra – Subsecretário de Educação, Isis das Chagas, Secretária de Esporte e Juventude, Júnio Selen, de Obras, Serviços Públicos e
Urbanismo, José Sabino, Comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo David Nogueira, Subsecretário de Governo, Sabrine Pereira, subsecretaria de Saúde e Nilton Pinto, secretário de Saúde, além dos vereadores Cássio Reis, Fábio Castro, Rildo Barcelos e Ailson Belarmino.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.