Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde classifica trabalhos para Mostra Estadual

Saúde classifica trabalhos para Mostra Estadual

A equipe da secretaria de Saúde de Quissamã, além de oferecer bom atendimento à população, está sempre atuante na área de pesquisa e produção de conhecimentos. Prova disso foi a inscrição de seis trabalhos locais na I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde, sendo cinco deles classificados, entre os 73 inscritos. A Mostra acontecerá na Biblioteca Parque Estadual, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro, das 9h30 às 17h.
Essa atuação dos profissionais leva o município a ser reconhecido e aplaudido frequentemente em encontros da área, pelo seu êxito no desenvolvimento de projetos que envolvem atenção integral aos seus usuários, como determina a Lei do SUS-8080/90 e demais Políticas Nacionais de Saúde. “Na Saúde de Quissamã, a troca de experiências e conhecimentos com os usuários, bem como a qualificação profissional, sempre estiveram à frente dos serviços prestados. Nesse sentido, os profissionais vêm se qualificando, produzindo e compartilhando conhecimentos científicos, técnicas profissionais e saberes tradicionais, de maneira que todos os atores envolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS), como gestores, profissionais e usuários, possam se apoderar destes conhecimentos e, assim, desenvolverem projetos e atividades mais próximas da realidade da nossa cidade”, falou uns dos participantes classificados e coordenador de Educação em Saúde, Araquem Avenia.
A secretaria de Estado de Saúde (SES) e Ministério da Saúde (MS) promovem, ao longo do ano, diversos fóruns para troca dessas experiências exitosas em saúde, praticadas por todo o Estado e país, de maneira que esta produção não fique restrita a um território e possa ser multiplicada para o fortalecimento do SUS. Dentre tantas experiências reconhecidas e premidas por estas instâncias superiores, Quissamã teve a oportunidade de inscrever seis trabalhos científicos, sobre a prática de experiências exitosas, e cinco destes foram classificados para a I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde, concorrendo entre os 92 municípios fluminenses.
Dentre os trabalhos avaliados pela banca e classificados para esta Mostra, destacaram-se para apresentação de Pôsteres: ‘Educação Permanente para o aperfeiçoamento dos Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais em Quissamã-RJ’, escrito pela equipe formada pela enfermeira Rosemeri Braga de Assis Pessanha, coordenador de Educação em Saúde, Araquem Bernasconi Nunes Avenia Puertas e a assistente social Isabel Aparecida Lima Alves; ‘O papel da educação permanente na implantação da Farmácia Viva em Quissamã/RJ’, escrito pela enfermeira Sheila Maria dos Santos Batista e os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) Edison Luís Santana Carvalho e Gilberto Dolejal Zanetti; ‘A educação permanente como ferramenta de trabalho de serviço de controle de infecção no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), Quissamã/RJ’ escrito pela enfermeira responsável pelo Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) Niara Ferreira Ribeiro de Oliveira, pela assessora de planejamento da Secretaria de Saúde Dra. Delba Machado Barros e o médico Marcus Vinícius Mario Miranda; e ‘Contribuições da Educação Permanente em Saúde (EPS) para transformar o processo de trabalho e produção do cuidado na atenção primária em saúde no Município de Quissamã/RJ’, escrito pela Dra. Delba Machado Barros.
Além destes, mais um trabalho foi classificado e será publicado no Livro de Experiências da I Mostra Estadual: ‘Atividade de Educação Permanente para enfrentamento das arboviroses no Município de Quissamã-RJ’, trabalho científico escrito pelo coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Barcelos Chagas e Araquem Bernasconi Nunes Avenia Puertas, provando mais uma vez que Quissamã é reconhecido e merece destaque quando se trata da atenção integral à saúde.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.