Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde chama atenção para o Dia Mundial da Hipertensão

Saúde chama atenção para o Dia Mundial da Hipertensão

Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, que aconteceu nesta terça-feira (17), a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Hiperdia, que atende 4.465 pacientes no município, realizou uma ação educativa para prevenção da doença. A atividade aconteceu no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e os profissionais aferiram a pressão arterial dos presentes e distribuíram material gráfico educativo. Também teve uma palestra com o tema: Hipertensão x Alimentação Saudável x Alimentos Processados e Ultraprocessados. O Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis também participou da ação.
A nutricionista e coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos, falou sobre o autocuidado, prevenção, promoção, alimentação saudável, alimentos processados e ultraprocessados. “A hipertensão é uma doença que pode ter vários motivos. Entre os fatores de risco, os mais importantes são: condição genética, obesidade, alimentação rica em sal, gorduras, estresse, sedentarismo e tabagismo”, esclareceu Camille.
A profissional ressalta ainda que a pressão arterial alterada pode provocar danos a vários órgãos, como coração, rins, cérebro, entre outros. E, para garantir o equilíbrio da pressão arterial, é preciso manter hábitos saudáveis, reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e fazer atividade física regularmente. É importante ainda aferir a pressão periodicamente.
O Programa destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ ou diabetes Mellitus, atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informações para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de maneira regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.
“O Hiperdia em Quissamã avança acompanhando os pacientes hipertensos e diabéticos, promovendo a prevenção na saúde, em parceria com a Estratégia Saúde da Família – ESF e toda equipe da Atenção Básica. O intuito é para que juntos, consigamos de forma integrada, garantir cada vez mais, melhorias no tratamento desses pacientes”, finalizou Camille.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.