Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Saúde chama atenção para o Dia Mundial da Hipertensão

Para marcar o Dia Mundial da Hipertensão, que aconteceu nesta terça-feira (17), a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Hiperdia, que atende 4.465 pacientes no município, realizou uma ação educativa para prevenção da doença. A atividade aconteceu no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas e os profissionais aferiram a pressão arterial dos presentes e distribuíram material gráfico educativo. Também teve uma palestra com o tema: Hipertensão x Alimentação Saudável x Alimentos Processados e Ultraprocessados. O Programa de Doenças Crônicas não Transmissíveis também participou da ação.
A nutricionista e coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos, falou sobre o autocuidado, prevenção, promoção, alimentação saudável, alimentos processados e ultraprocessados. “A hipertensão é uma doença que pode ter vários motivos. Entre os fatores de risco, os mais importantes são: condição genética, obesidade, alimentação rica em sal, gorduras, estresse, sedentarismo e tabagismo”, esclareceu Camille.
A profissional ressalta ainda que a pressão arterial alterada pode provocar danos a vários órgãos, como coração, rins, cérebro, entre outros. E, para garantir o equilíbrio da pressão arterial, é preciso manter hábitos saudáveis, reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e fazer atividade física regularmente. É importante ainda aferir a pressão periodicamente.
O Programa destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ ou diabetes Mellitus, atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo gerar informações para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de maneira regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.
“O Hiperdia em Quissamã avança acompanhando os pacientes hipertensos e diabéticos, promovendo a prevenção na saúde, em parceria com a Estratégia Saúde da Família – ESF e toda equipe da Atenção Básica. O intuito é para que juntos, consigamos de forma integrada, garantir cada vez mais, melhorias no tratamento desses pacientes”, finalizou Camille.

Galeria de Fotos