Saúde celebra Março Lilás e Dia Internacional da Mulher

A secretaria de Saúde, por meio da coordenação do Programa Saúde da Mulher e em parceria com a secretaria de Assistência Social, realizará na manhã desta terça-feira (08), no hall da Prefeitura, ação especial para celebrar o Março Lilás, campanha de conscientização contra o câncer de colo do útero, com o tema: “tempo de cuidar de você”. Será o primeiro de uma série de eventos.
Em função do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça, o Brasil escolheu o mês de março, por ser um mês de luta dedicado às mulheres, para trabalhar ações de saúde com orientações sobre a prevenção do câncer de colo do útero e mama, alimentação saudável, planejamento reprodutivo, proporcionando as mulheres conhecimento sobre os serviços ofertados pela rede, no âmbito da saúde da mulher.
Essa campanha visa levar informações e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra esse tipo de câncer, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar as mulheres a buscarem ajuda médica. A prevenção é a melhor forma de combate. Na ação, serão ofertados serviços como teste de glicemia, teste Covid-19, agendamento de consultas de enfermagem e nutricional, preventivos e solicitação de mamografias.
A fisioterapeuta e coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Bruna Souza, baseou-se nos dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer para informar que o câncer de colo de útero é a 4° maior causa de morte por câncer em mulheres. “Nós, enquanto saúde da mulher de Quissamã, buscamos a integração com os serviços em todas as ações realizadas, ofertando atendimento e orientando-as para os cuidados com sua saúde de forma integral”, finalizou.
Programação do Março Lilás:
08/03 – Hall da Prefeitura, a partir das 9h, abertura do Março Lilás, com ação de conscientização e oferta de serviços de saúde.
15/03 – Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, a partir das 8h, ação de conscientização em conjunto com o Programa da Saúde do Trabalhador.
22/03 – Casa Social da Penha, a partir das 8h, ação de conscientização e oferta de serviços de saúde.
31/03 – CRAS de Barra do Furado, a partir das 8h, encerramento do Março Lilás.