Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Saúde celebra Agosto Dourado com atividades nas USFs de Quissamã

O aleitamento materno é um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. Além disso, ele é também uma questão de saúde pública. A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor, se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN, realizará durante todo mês, atividades nas Unidades de Saúde da Família – USF de Quissamã.
Para celebrar esse mês tão especial, a Secretaria de Saúde realizará a semana da amamentação com o tema “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”, que vai até domingo (7). A educação visa a transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais, baseadas em evidências, que possuem o intuito de ajudar a garantir instalações amigas da amamentação para melhorar as taxas de aleitamento materno, nutrição e saúde.
Na terça-feira (2), a equipe da USF de Alto Grande realizou uma atividade. Na quarta-feira (3), a USF de Morro Alto e Centro abordaram o tema. Caxias e Carmo realizarão na quinta (04), durante manhã e tarde respectivamente.
A coordenadora da ATAN, Alba Valéria Abreu destacou que o aleitamento materno é essencial tanto para as mamães quanto para os bebês.
“Este mês visa mostrar para as mamães os benefícios da amamentação, tanto para ela, quanto em especial, para o bebê, pois faz toda a diferença na saúde de ambos, já que o aleitamento materno é o primeiro hábito saudável que é transmitido para a criança. Temos que celebrar e fortalecer a amamentação exclusiva até os seis meses e continuado até os dois anos, tendo em mente, uma vida mais salutar”, frisou.
Segundo Alba, é importante também falar sobre necessidade de ter uma alimentação saudável na gestação e no pós-parto para repassar os melhores nutrientes para o bebê. “Nossa intenção é levar o máximo de informações para que elas apliquem dentro das suas realidades e condições, levando cada vez mais saúde para os pequenos”, finalizou.

Galeria de Fotos