Saúde capacita profissionais da Educação na Penha, Barra do Furado e Sítio Quissamã

As equipes da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Divisão de Vigilância Sanitária, em parceria com o Programa de Saúde Escolar, realizaram na última semana e nesta terça-feira (15), capacitação de prevenção à Covid-19 no ambiente escolar, tendo como público-alvo professores, gestores, serviços de apoio, equipe administrativa e pedagógica da rede municipal de ensino.
Os contemplados foram os profissionais da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha; da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado; e da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã, respectivamente. Com a temática da pandemia em alta, o evento teve como finalidade promover o diálogo com os profissionais da Educação, para que o retorno as aulas, seja com responsabilidade e segurança por parte de todos os envolvidos.
“Essa capacitação é sobre as medidas de segurança, no dia a dia, visando a prevenção da Covid-19 e a implementação dos protocolos a serem seguidos. Assim como a utilização correta dos EPI’s, principalmente dos funcionários responsáveis pela remoção frequente do lixo e a forma de higienização e limpeza. O uso de máscaras é fundamental. Pode ser de pano, com duas camadas, bem ajustadas ao rosto, do nariz até o queixo e devem ser trocadas a cada quatro horas ou caso fiquem sujas ou úmidas”, destacou Mayara da Paixão, da Divisão em Saúde do Trabalhador.
Michele Manhães, da Divisão de Vigilância Sanitária, falou sobre as recomendações de cuidados higiênicos e distanciamento social. Manter ambientes arejados com ventilação natural, preparar atividades ao ar livre, distância interpessoal de um metro, pias e lavatórios para higienização das mãos, dispensadores de sabonete líquido e álcool em gel, planejar fluxo de entrada e saída para evitar aglomerações, são medidas indispensáveis.
Já Maria Barcelos, do Programa de Saúde Escolar, falou que os materiais impressos estão sendo desenvolvidos junto com a educação para o melhor acolhimento aos profissionais e educadores da rede municipal para o retorno as aulas, assim como os informativos com a importância da higienização do local de trabalho.