Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Saúde Bucal promove ação preventiva nas escolas

Saúde Bucal promove ação preventiva nas escolas

No município, os cuidados com a saúde, seja em adultos ou crianças, seguem merecendo atenção especial. Nesta quinta-feira (12) teve início na Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos, em Morro Alto, a campanha de promoção em saúde bucal. A ação consiste em oferecer atendimentos nas escolas, onde será feita avaliação em todos os alunos, com o intuito de identificar a necessidade de alguma intervenção.
“As crianças identificadas com a doença cárie, em grau leve (chamada de grau artificial), serão tratadas na própria escola. Dessa forma, não precisarão ser agendadas consultas no Centro de Saúde para atendimento com o odontopediatra, pois com o projeto, a remoção, tratamento e restauração dessa cárie será feita na própria unidade de ensino”, explicou o coordenador da Saúde Bucal, Mateus de Souza Lima, reforçando que junto com avaliação, aconteceu a entrega dos kits de higiene bucal, composto por escova, pasta, fio dental. “Além disso, fazemos toda a conscientização de ensinar a técnica correta de escovação para os responsáveis e para as crianças”, completou Mateus.
As atividades terão continuidade na escola, na próxima semana, quando a equipe vai iniciar o tratamento nos alunos. “Com essa ação, diminuiremos a fila de pacientes da odontopediatria e, no futuro, teremos um número cada vez menos de crianças com cárie avançada”, frisou o coordenador de Saúde Bucal.
É importante ressaltar que os munícipes, no geral, também contam com atenção especial no que diz repeito à saúde bucal. Além da atuação de profissionais nas Unidades de Saúde da Família, o Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, no Centro, oferece atendimento, aos sábados, para casos emergenciais odontológicos. O serviço acontece das 8h às 17h, com o atendimento sendo feito por ordem de chegada. O paciente passa por uma triagem e, em seguida, é direcionado à consulta.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.