Saúde apresenta prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021

Nesta quinta-feira (27), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde fizeram a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021. A assessora do Fundo Municipal de Saúde, Fernanda Barcelos, e a coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Delba Barros, apresentaram os valores investidos na saúde – R$ 66 milhões, sendo R$ 29,4 milhões de recursos próprios – na rede de atenção básica e de combate à covid com ampliação de leitos clínicos e intensivos.
A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal e foi acompanhada pelos vereadores Ailson Barreto, Fabinho Mecânico e Simone Flores, além de profissionais da secretaria. A secretária Renata Fagundes abriu a audiência ressaltando o trabalho e comprometimento da equipe da atenção básica, dos programas e da média e alta complexidade no cuidado com o quissamaense.
– A prefeita Fátima Pacheco recomenda empenho da equipe para o melhor atendimento em saúde na nossa rede. Prova disto é que em paralelo ao enfrentamento à Covid, damos continuidade ao atendimento na nossa rede de atenção básica. A estrutura de Quissamã no enfrentamento à Covid é referência na região. O nosso município é um dos poucos da região que não levou e não leva pacientes para outras cidades, pelo contrário, recebe. Todos os quissamaenses foram atendidos aqui na nossa cidade – ressaltou Renata Fagundes.
A assessora do Fundo Municipal de Saúde, Fernanda Barcelos, apresentou as finanças, o valor aplicado pelo município e os repasses dos governos estadual e federal. Dos R$66 milhões, R$ 29,4 milhões são recursos próprios do município e R$ 32,7 milhões são provenientes dos royalties do petróleo.
A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Delba Barros, falou sobre o atendimento na rede e capacitação dos profissionais. De janeiro a abril, foram marcadas 5.563 consultas em diversas especialidades com 31% de falta dos pacientes; 5.118 procedimentos de curativos; 120 cirurgias de castração de animais, além de outros procedimentos como solicitação de ambulância, Transporte Fora do Domicílio, entrega de medicamentos.
A vereadora e presidente da Comissão da Saúde da Câmara Municipal, Simone Flores, reconheceu os esforços da Prefeitura em ampliar o atendimento no CTR e manter o padrão de qualidade nos demais postos da rede de saúde.
– Sou da área da Saúde e o que vejo aqui hoje é o resultado de um trabalho grandioso dos 971 servidores. Equipe competente e comprometida com a saúde da população quissamaense. A rede de atendimento à Covid no município é de excelência sendo custeada em grande parte com recursos dos royalties. Parabenizo a prefeita Fátima Pacheco que em 2018 judicializou a questão dos royalties, recuperando recursos que agora foram imprescindíveis para esse enfrentamento – frisou Simone Flores.