Roda de Conversa vai marcar abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Educação, vai iniciar, no próximo dia 18, as atividades da Semana Nacional do Trânsito. A programação, em parceria com a Ronda Escolar da Guarda Municipal e Coordenação do Projeto Arteris, contará com uma roda de conversa, intitulada “No trânsito o Sentido é a Vida”, a partir das 13h30, no auditório da sede do Executivo, envolvendo alunos das unidades participantes do Projeto Escola Arteris: Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado; Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos, de Morro Alto; Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, da Penha; Ciep Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, de Caxias; e Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, de Santa Catarina.
A iniciativa terá a participação da prefeita Fátima Pacheco, de representantes da Ronda Escolar, da Auto Pista Fluminense, além de ciclistas, motociclistas e motoristas. “Durante a programação, serão realizadas várias atividades. Cada escola preparou seu cronograma de ações com o objetivo de alertar e conscientizar sobre os cuidados no trânsito. E vamos encerrar com uma caminhada, no Centro da cidade, no dia 25 deste mês”, explicou Regina de Jesus Souza e Silva, responsável pelo Projeto Escola Arteris no município, acrescentando que as atividades fazem parte das ações realizadas pelas escolas contempladas com a ação.
Haverá ainda panfletagem nas ruas, multa pedagógica, atividades internas nas escolas com confecção de cartazes, exibição de vídeos educativos; Caminhada de Conscientização no bairro Santa Catarina (aberto a participação dos pais e alunos da Escola Maria Ilka), no dia 24, às 16h; e Caminhada de Conscientização no Centro, no dia 25, a partir das 8h.
Desenvolvido desde 2001, o Projeto Escola Arteris, desenvolvido na região pela Autopista Fluminense, tem a missão de levar cidadania e conscientização sobre temas de segurança no trânsito para crianças e moradores dos municípios que ficam às margens das rodovias administradas pela concessionária. A rede municipal de ensino de Quissamã participa do projeto desde 2014.
A Semana Nacional do Trânsito ocorre entre 18 e 25 de setembro e tem como principal objetivo o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. A data foi instituída a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997, e todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).