Roda de conversa sobre empoderamento feminino lota auditório da Prefeitura

Um espaço repleto de pessoas entusiasmadas e prontas para falar e ouvir sobre a importância do empoderamento feminino e a igualdade de gêneros na garantia do desenvolvimento sustentável. Assim foi a tarde desta segunda-feira (26), no auditório do Centro Administrativo de Quissamã. Tendo como convidadas especiais a deputada federal Soraya Santos e a ativista política Marilena Garcia, a prefeita Fátima Pacheco recebeu também as prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa, e de Carapebus, Christiane Cordeiro, e a vice-prefeita de Campos dos Goytacazes, Conceição Santana.
“Os desafios são enormes e os problemas batem à porta todos os dias, mas é vendo este auditório cheio de moradores de vários bairros e de funcionários da Prefeitura que nos ajuda, no dia a dia, a levar a cidade para frente, enfrentando desafios e promovendo conquistas. E hoje, com mulheres e homens, o espaço é muito mais democrático e as cidades avançam muito mais. Porque são olhares diferentes, mas não um contra o outro ou um melhor que outro. Mas são olhares que se complementam e nos fazem evoluir”, afirmou Fátima
Marilena abordou as questões que estão incluídas no conceito e na prática do desenvolvimento sustentável, especificamente do empoderamento da mulher e a conquista dos direitos. “Geralmente, quando falamos nesse assunto pensamos na questão do meio ambiente, mas não é somente isso e sim aquele que precisa, principalmente, de um respeito grande pelas políticas inclusivas sociais. Sabemos que ainda vivemos numa desigualdade muito grande e que a possibilidade desse poder a mais, de ocuparmos nossos verdadeiros espaços, depende da nossa luta, de nossa informação, de conscientização e conhecimento. O feminismo não é uma luta contra os homens. Nós formamos uma sociedade em que existem homens e mulheres e, por isso, temos de tê-los também se informando do grande prejuízo que a sociedade patriarcal machista cria para eles mesmos. É uma luta de todos nós”, afirmou.
Para Soraya Santos, o encontro foi cívico e apresentou um espírito renovador. “Nós lutamos com muita dificuldade, seja no campo afetivo, profissional, de saúde, e quando você vê exemplos de mulheres mostrando suas experiências de vida, como conseguiram superar essas dificuldades e como chegaram nesses cargos de decisão, isso serve como estímulo e dá voz a quem muitas vezes sofre calado. Esses eventos promovem o encorajamento e fazem a diferença”, completou a deputada.
Ao final do encontro, a prefeita e demais autoridades homenagearam as participantes da roda de conversa, à equipe de vôlei feminino e prestigiaram a Exposição Fotográfica “Mulheres que inspiram e constroem novos caminhos’, que aconteceu paralela ao evento e reuniu quissamaenses que fazem a diferença em suas profissões e comunidades.
Participaram também do encontro o vice-prefeito e secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Marcelo Batista, secretários, coordenadores, o presidente da Câmara, Luciano Pessanha, e os vereadores Léo da Sis, Luiz de Acil e Cássio Reis.