Roda de conversa marca o mês do Assistente Social

“Serviço Social e Cotidiano: Princípios, Direitos e Perspectivas”. Foi com essa temática que a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, comemorou nesta quinta-feira (23) o Dia do Assistente Social. A programação aconteceu no auditório da sede do Executivo e envolveu apresentação do músico Matheus Souza, no hall de entrada; seguida por roda de conversa conduzida por Natália Soares Ribeiro, doutoranda de Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e dinâmica de grupo realizada pela psicóloga e psicanalista Reneza Rocha.
A atividade teve como proposta abordar o serviço social e seu cotidiano. “Foi uma oportunidade para falar sobre a perspectiva histórica da profissão na defesa e garantia dos direitos e também sobre o orgulho profissional, com questionamentos de quem ele é, qual o seu papel e quem eles são, eticamente. Falamos ainda sobre as perspectivas de lutas que são referências para a categoria”, disse Natália.
A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães, destaca a importância da atividade. “Nós, enquanto secretaria, não podíamos deixar de fazer uma menção ao mês e ao Dia do Assistente Social. Esse encontro com o grupo é um momento não só de confraternizar, mas também de fortalecer a equipe que trabalha diretamente com usuários do serviço, e que lidam com solicitações diversas para a questão do direito, e dizer que o assistente social é um profissional de grande importância em toda a estrutura da Prefeitura”, enfatizou.
Comemorado anualmente em 15 de maio, o Dia do Assistente Social celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.