Roda de conversa e simulação de resgate abrem a Semana Nacional do Trânsito

Em Quissamã, as atividades da Semana Nacional do Trânsito foram abertas, na tarde desta quarta-feira (18), com uma roda de conversa, intitulada “No trânsito, o sentido é a vida”. A programação, realizada pela secretaria municipal de Educação, em parceria com a Ronda Escolar da Guarda Municipal e a Coordenação do Projeto Arteris, foi conduzida pela prefeita Fátima Pacheco e pela coordenadora Rogéria Márcia de Paula, responsável pelo Projeto na Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida. No encerramento, houve a simulação de um resgate em acidente de trânsito com a equipe da Autopista Fluminense.
Participaram da roda de conversa a prefeita Fátima Pacheco; o coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Barreto; o subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo; o coordenador do Programa de Saúde do Escolar, Júlio César Pereira; o responsável pela Ronda Escolar da Guarda Municipal, Luis Felipe Fidélis; a estudante Maria Clara de Souza, vítima de acidente de trânsito; a estudante do Ciep Natasha Leal; André Cintron, que ajudou a iniciar o Projeto Arteris na Escola Maria Ilka, em Santa Catarina; as representantes da Autopista Fluminense Sheila Matias e Monique Cristina de Quadros; e a orientadora educacional Germana Matias Neto.
A ação teve como proposta alertar os participantes com relação a segurança no trânsito e envolveu alunos das unidades participantes do Projeto Escola Arteris: Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado; Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos, de Morro Alto; Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, da Penha; Ciep Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, de Caxias; e Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, de Santa Catarina, além de estudantes do Centro Educacional Nova Escola, Ciep 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva e Colégio Estadual Visconde de Quissamã. Também participaram o secretário de Educação, Róbisson Serra; diretores e coordenadores das escolas participantes do Projeto Arteris.
“O acidente de trânsito está em primeiro lugar das causas de mortes no Brasil e precisamos mudar essa estatística. Por isso, temos uma preocupação em realizar ações educativas com a nossa juventude, que representam o futuro. É importante tê-los como nossos parceiros e que eles sejam multiplicadores das informações”, destacou a prefeita Fátima Pacheco.
Monique Cristina de Quadros, representante da Arteris, reforçou a importância das atividades educativas. “Fiquei bastante lisonjeada com o convite de estar aqui. O tema da Semana Nacional do Trânsito deste ano é justamente aquilo que a gente vem buscando ao longo todos os anos, que é a valorização da vida humana, porque, no trânsito, o sentido é a vida. É um prazer estar aqui e nossa intenção é mostrar que os jovens podem fazer a diferença e que diferença pode começar a partir de cada um de nós. Quissamã é uma cidade atuante e as escolas trabalham muito. É uma cidade que faz acontecer, eu vejo os trabalhos e por isso fiz questão de participar desse momento, porque a cidade trabalha em parceria e está buscando a diferença no trânsito”, disse.
O subsecretário de Educação, Ailson Belarmino, destacou a importância da pessoa interessada em se tronar um condutor, frequentar a autoescola. “Esse é o primeiro passo para quem almeja ser um motorista e aprender sobre as regras de trânsito, pois o conhecimento teórico é tão importante quanto a prática”, frisou.
O coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Barreto, falou sobre a municipalização do Trânsito e das ações que vêm sendo desenvolvidas no município. “Toda parceria é importante, principalmente quando envolvem segurança, e isso ocorre também no trânsito. É um trabalho que deve começar na base e a escola tem um papel importante nesse processo”, completou.