Reunião entre Município e Estado para desenvolvimento da Educação de Quissamã

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, se reuniu com o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, nesta quinta-feira (4), no Rio, para debater assuntos importantes relacionados ao setor do município. Entre as pautas, a busca por parceria para desenvolvimento de projetos e recursos maiores, já que Quissamã ficou entre os 10 melhores desempenhos na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2020. Também participaram do encontro a secretária municipal de Educação, Helena Lima da Costa; o vereador Ailson Barreto; e o subsecretário municipal de Governo Junio Selem.
– A Educação em Quissamã registrou grandes resultados nos últimos anos. Com a valorização dos profissionais e alunos, alcançamos a maior média do município no Ideb, com a nota de 6,1, ultrapassando inclusive a meta projetada para o ano de 2025. Para continuar evoluindo cada vez mais, buscamos sempre parcerias e fomos muito bem recebidos pelo secretário de Estado de Educação, que se colocou à disposição para criar ações conjuntas com o município – disse a prefeita Fátima Pacheco.
A reunião também tratou da cessão dos prédios das escolas estaduais do Engenho Central e Alto Grande, o que vai fortalecer a estrutura da rede municipal de ensino. Outro acerto foi que o Governo do Estado vai garantir a parceria para a realização de um curso para professores dentro do novo contexto da educação em período de pandemia. No programa Trilha Formativa em Ensino Híbrido, serão oferecidas 50 vagas ainda neste mês, com 110 horas de formação e certificado.
– A Educação passou por uma grande transformação durante a pandemia da Covid-19. Por isso, buscamos a qualificação dos profissionais para que o ensino seja o melhor possível. É pensando nessa valorização, que conseguimos fazer com que a Educação evolua mais – conta Helena Lima Costa.
A comitiva também apresentou ao secretário Comte Bittencourt, uma solicitação para a demanda de vagas existente no município para o Ensino Médio, do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, além do pedido de um espaço na mesma unidade para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais.