Reunião discute realização de Censo Agropecuário

Uma reunião sobre o Censo Agropecuário, que será realizado em Quissamã, de outubro deste ano até fevereiro de 2018, aconteceu terça-feira (15), na Sala de Reuniões da Prefeitura. A finalidade é mapear as pequenas, médias e grandes propriedades para que tenham atividade comercial ou de subsistência, cujos resultados começam a ser divulgados em meados do próximo ano.
No encontro, a coordenadora do Censo, Taísa Sawczuk, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), explicou que o trabalho vai subsidiar a implantação do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. “Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação e o uso de agrotóxicos”, disse.
Ela adiantou que, durante cinco meses, a ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.
Participaram da reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Arnaldo Mattoso e o coordenador de Turismo, Luiz Carlos Fonseca; além do representante do Gabinete da Prefeita, Guilherme Pacheco; o subsecretário de Governo, Edmilson Santos; Ney Aleixo e José Daniel Chagas, da secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Raquel Tavares, da Emater-Rio e Fernando Teixeira, da Câmara de Vereadores.