Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Reunião define agenda para Programa Saúde do Escolar

Reunião define agenda para Programa Saúde do Escolar

A Coordenação de Ensino recebeu, na manhã dessa quinta-feira (30), uma reunião entre setores das secretarias de Educação e Saúde de Quissamã, onde a pauta principal foi o Programa Saúde do Escolar (PSE). Entre os assuntos discutidos estavam questões como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e drogas.
O programa visa contribuir com a formação integral dos estudantes, por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Segundo o coordenador geral de Promoção, Proteção e Atenção à Saúde, Paulo Vitor Arquejada, o encontro dos coordenadores de Saúde com a Educação serviu para traçar políticas de saúde na escola, que são muito importantes para as crianças e adolescentes, e também definir profissionais que participarão, datas, atividades, enfim, organizar o cronograma para implementação do programa nas unidades educacionais.
A reunião, de acordo com a coordenadora de ensino Helena Lima da Costa, teve dois objetivos e o primeiro foi promover a articulação entre Saúde e Educação, para se pensar em ações para o PSE; e o segundo, a parceria com a Vigilância Ambiental, para que possam também organizar ações para o “Dia D”, de prevenção à febre amarela, dengue, zica e chikungunya.
Já para enfermeira do PSE, Cristiane de Souza, a intenção é agendar, em parceria com a Educação, capacitações tanto na área de saúde dos alunos quanto para os profissionais da Educação. O coordenador da Informação, Educação e Comunicação em Saúde, Araquém Avênia, falou também de outro objetivo que é, num segundo momento, discutir a possibilidade de lançar a primeira gincana interescolar do Aedes aegypti no município.
“O Município definiu algumas ações com a Saúde e hoje damos continuidade a isso, com alguns temas que o Governo Federal sugere que sejam trabalhados nas escolas, como prevenções a DSTs, drogas e alimentação escolar saudável. E, por isso, estamos organizando uma agenda para que a Saúde venha conosco para as escolas, com profissionais específicos de cada área para desenvolvermos esse trabalho”, explicou a diretora da Divisão de Projetos, Programas e Convênios do Governo Federal, Zenilda Maria Tavares.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.