Reunião de Conselho terá como tema a saúde das mulheres

A secretaria de Saúde de Quissamã, junto com o Conselho Municipal de Saúde, realizará na próxima quinta-feira (27), no Instituto Federal Fluminense (IFF), rodas de conversa sobre ‘Saúde das mulheres: desafios para integralidade com equidade’. O objetivo será elaborar propostas para o fortalecimento da Política de Atenção Integral da Saúde das Mulheres, a partir das necessidades de saúde do município e da região. O encontro será das 8h30 às 16h30.
O evento será aberto à participação da população, sobretudo a feminina, e contará com a presença de palestrantes convidados para dialogar sobre os direitos das mulheres em nossa sociedade, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.
Isso porque, segundo pesquisas, as mulheres no Brasil representam hoje 51,4% da população, isto é, são 103,5 milhões e destas 37,3% são responsáveis pelo sustento das famílias, vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência, segundo dados do IBGE/2011, que revelam ainda a crescente participação das mulheres nos indicadores da economia e no sustento das famílias.
Esse encontro é uma etapa municipal, com vistas a conduzir as propostas de melhorias na atenção à saúde das mulheres para as esferas estadual e federal. A próxima será regional, no município de São Francisco de Itabapoana, em data a ser definida. Em seguida, acontecerá a estadual, dias 9 e 10 de junho, para enriquecer a discussão na etapa nacional, em Brasília, de 1 a 4 de agosto.