Reunião com os profissionais do HMMMJ debate prevenção da Influenza

Atenta às necessidades de garantir o máximo de segurança aos funcionários em seu ambiente de trabalho, e dos pacientes, a Comissão de Controle à Infecção Hospitalar – CCIH, do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus – HMMMJ, se reuniu na manhã da última terça-feira (21), com a equipe para tratar dos protocolos de segurança em relação à Influenza. Parte da equipe acompanhou a reunião presencialmente, enquanto outro grupo acompanhou de forma remota.
O encontro foi conduzido pelas enfermeiras Niara Ribeiro, coordenadora do CCIH, e Marina Paiva, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Aproximadamente 15 profissionais da Saúde participaram desse primeiro debate.
A Enfermeira Niara destacou a importância da equipe estar alinhada, uma vez que o vírus é altamente contagioso:
– Foi percebido um aumento no número de atendimentos pediátricos com casos de síndrome gripal. A informação tem como objetivo ajudar na divulgação eficaz da população e aos parceiros que atuam na área da Saúde. É uma medida para apoiar as ações de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.
Dentre as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde estão o distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados, conforme orientações médicas. As medidas devem ser utilizadas de forma integrada, a fim de controlar a transmissão da Influenza (gripe), e a propagação do Coronavírus.