Retirada de caixas eletrônicos força alteração no calendário de pagamento

Devido à retirada dos caixas eletrônicos da cabine instalada em frente ao Hospital Municipal Maria Mariana de Jesus, realizada no último fim de semana, e do hall da Prefeitura, programada para esta quinta-feira (1) – com sistema operacional já desativado –, houve a necessidade de alteração tabela de pagamento dos servidores de Quissamã, valendo para este mês. A medida foi tomada para resguardar os funcionários públicos após incidente registrado na primeira quinzena de dezembro de 2017, quando ocorreu tentativa de arrombamento no equipamento nas imediações da unidade hospitalar, com os marginais efetuando disparos contra a guarita da Guarda Municipal. Após o fato, o atual governo solicitou a retirada do maquinário.
A secretaria de Fazenda informa que os valores da folha estão garantidos e reservados. A mudança atende apenas a um pedido da Caixa Econômica, que não tem como realizar o pagamento de todos os servidores em um único dia. Isso fez com que a Administração dividisse os trabalhadores em dois grupos, com os salários sendo quitados sempre no segundo e terceiro dia útil do mês subsequente. O salário de fevereiro, neste caso, estará nas contas nesta sexta-feira (2), para o Grupo 1; e na segunda (5), para o Grupo 2.
As secretarias e coordenadorias ficaram assim divididas: Grupo 1 – Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; Administração; Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Fazenda; Educação; Procuradoria; Controladoria; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Trânsito; Esporte e Juventude. Grupo 2 – Gabinete; Governo; Assistência Social; Saúde; Transporte; Comunicação Social; Cultura e Lazer; Segurança Pública e Trânsito.
Guarda refém – A tentativa de arrombamento do caixa eletrônico instalado em frente ao Hospital Municipal não foi o único caso de ameaça à segurança dos servidores e da população. Na madrugada de 13 de maio de 2014, por exemplo, a Prefeitura foi invadida e um caixa eletrônico, que ficava no hall, arrombado. Uma agência do Banco do Brasil, ao lado do prédio público, também foi alvo dos ladrões. Um guarda municipal, de plantão na sede do Executivo, acabou imobilizado e amarrado durante a ação.