Remoção de plantas aquáticas na Lagoa da Ribeira começará nesta semana

Até o final desta semana a Prefeitura de Quissamã vai promover a retirada de plantas aquáticas da Lagoa da Ribeira, a fim de liberar o canal para que os pescadores possam trabalhar. A prefeita Fátima Pacheco esteve no local na manhã desta segunda-feira (27), acompanhada do secretário de Governo Adeílson Lopes e do engenheiro Agrícola, Arnoldo Reilly, para conversar com os pescadores. O trabalho será feito pela secretaria de Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
A ação visa a remoção, transporte e disposição final das macrófitas, plantas aquáticas que encobriram a lagoa. O trabalho tem como objetivo deixar o canal livre para que os pescadores possam trabalhar, reduzindo os impactos negativos que podem ser registrados com a presença das plantas. Uma equipe monitora constantemente o crescimento das plantas, para evitar a formação do “tapete verde”, que é o acúmulo de aguapés. A manutenção é realizada a cada seis meses e a última ocorreu em março. A expectativa é que o trabalho comece até a próxima quinta-feira (30).
– Vamos continuar garantindo tudo que os pescadores precisarem, como a limpeza do canal que dá acesso à lagoa e a gente também quer aproveitar para anunciar que vamos encaminhar para a Câmara Municipal nos próximos dias, um projeto de lei a fim de criar um crédito para os pescadores, assim como criamos para os empreendedores da zona rural. Os pedidos dos pescadores sempre serão prioridade no nosso governo, afirmou a prefeita.
Arnoldo Reilly informou que para a remoção das plantas será utilizada uma escavadeira hidráulica, facilitando o acesso dos pescadores à parte central da lagoa. Com a condição atual, o acesso tem sido por meio de um canal, o que vem dificultando o trabalho.
Agnaldo Menezes, pescador de 52 anos, destacou a importância da atividade para Quissamã: “a lagoa é o coração da cidade. Se vier um turista de fora e chegar no porto, ele não vai ver a Lagoa, vai ver um pântano, então mantendo isso aqui limpo, todos ficarão felizes, pois lagoa serve tanto para passeios turísticos, quando para a pesca, que é o suPrefeitura Quissamã realizará retirada de plantas aquáticas na Lagoa da Ribeirastento de muitas famílias do Município”.