Regional da Defesa Civil propõe parceria com o Município

Uma parceria entre a Regional Litorânea e a Defesa Civil de Quissamã foi proposta na manhã desta quarta-feira (1º) à prefeita Fátima Pacheco. Ela se reuniu com o coordenador do órgão, major Eric Schueller, e com o coordenador municipal, Marcos Alves. A Regional Litorânea, criada há oito anos, abrange 14 municípios, de Saquarema até Quissamã, e está sediada junto ao Corpo de Bombeiros de Macaé.
Segundo o Schueller, a Regional atua como ponte do Estado com o município e pode oferecer, além do apoio em ações preventivas, respostas rápidas em situações de risco provocadas por fenômenos naturais, campanhas educativas com distribuição de cartilhas e subsídios para capacitação dos profissionais.
“Temos cursos no Rio que preparam técnicos e gestores para o desenvolvimento de ações de necessidades estruturais e de recursos para o estabelecimento de uma Defesa Civil. Podemos também compartilhar nossas ações com os municípios da nossa regional”, explicou o major.
Em companhia do coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Chagas, o coordenador municipal da Defesa Civil, Marcos Alves ressaltou que o trabalho conjunto de prevenção a incêndios e alagamentos a ser realizado nas escolas da rede vai contribuir para que as ações do órgão sejam efetivadas. “O programa vai capacitar os alunos com conhecimento de assuntos que explicam as responsabilidades e ações a serem desenvolvidas pelo órgão local”, disse.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que com a implantação de políticas públicas no município, quem ganha é a população. “A gente precisa de parcerias como essa, para que o nosso município ofereça serviços de qualidade à população. Um trabalho que envolve outras secretarias, como Educação e Saúde, por exemplo, visando a mobilização geral para alcançar um objetivo único. Montamos uma equipe com a nossa cara, onde todos são trabalhadores e atuam em conjunto”, finalizou.