A Prefeitura de Quissamã, através da secretaria municipal de Assistência Social, investiu R$9,4 milhões em 2024 para beneficiar mais de 5,3 mil pessoas cadastradas nos programas sociais. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para crianças, jovens, adultos e idosos.
Os programas sociais que receberam investimentos incluem Agente Mirim, Auxílio Moradia, Renda Mínima, Jovens em Ação, Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PPD), Primeiros Passos, Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e Pró-Mulher.
Um dos principais programas em destaque é a Rede Pró-Mulher, que atende mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas, oferecendo um salário mínimo e vai muito além ao oferecer cursos profissionalizantes, capacitando e garantindo o futuro profissional das beneficiárias. Desde janeiro, 25 mulheres foram atendidas por este programa.
Entre janeiro e julho, foram realizadas atividades relacionadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV) para todas as idades, com palestras, atividades de lazer, integração, assim como atualizações do Cadúnico, que possibilitam continuidade e acesso a programas sociais. Para este ano, a Secretaria vai entregar a nova instalação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Caxias.
A secretária de Assistência Social, Rosemar Lemos destacou os esforços da equipe de assistência social e a expectativa em garantir as ações até o final do ano.
“Temos uma grande quantidade de pessoas cadastradas nos programas, mas a atuação da Secretaria na promoção de bem-estar e qualidade de vida vai muito além do benefício. Ao lado das equipes da assistência, vamos dando continuidade ao nosso propósito que é de sempre trabalhar na promoção das ações socioassistenciais, que passam também pela oferta de cursos profissionalizantes, palestras, atividades de lazer, entre outras, incluindo desde o recém-nascido com os Primeiros Passos, ao PAI, que atende pessoas de 60 anos ou mais”, comentou.