Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

IPMQ

Quissamã: Vigilância em Saúde orienta a população contra o Aedes aegypti

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti em todas as regiões do município. A partir desta semana, será realizada uma programação nos bairros, com panfletagem e orientações, começando pelo Centro, nesta quinta-feira (25), a partir das 8h. Ainda em um período de pandemia da Covid-19, o objetivo é alertar a população sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito que transmite diversas doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika.
O setor de Vigilância em Saúde ressalta a importância dos cuidados que a população deve ter dentro de casa: pelo menos uma vez na semana, verificar se no quintal há possíveis focos que possam virar criadouro do Aedes aegypti. A precaução é ainda mais importante neste período do ano, por causa do tempo quente e também das fortes chuvas.
“Mesmo vivendo uma pandemia, todos devem manter a atenção com as arboviroses, principalmente no verão. Por isso, nossas equipes vão realizar esse trabalho de conscientização, lembrando sempre dos cuidados que cada pessoa deve ter em sua residência. Só assim estaremos livres do Aedes aegypti”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde de Quissamã, Leonardo Barcelos Chagas.
Respeitando as medidas de saúde da pandemia da Covid-19, as equipes não farão aglomerações nas ruas. Os profissionais irão nas casas, entregando panfletos e orientações para a população. Veja abaixo o calendário dos bairros:

Quinta-feira (25) – Centro
Sexta-feira (26) – Caxias
Segunda-feira (1) – Sítio Quissamã
Terça-feira (2) – Canto da Saudade
Quarta-feira (3) – Piteira

Orientações para o combate ao Aedes

– Caixas dágua, tonéis, galões, poços e barris devem, ficar vedados
– Calhas limpas
– Pneus sem água e em lugares cobertos
– Bandejas de ar condicionado e geladeira limpas e sem água
– Pratos de vasos de planta com areia até a borda
– Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água
– Baldes virados com a boca para baixo
– Piscinas e fontes sempre tratadas
– Lixo sempre em sacos plásticos bem vedados

Galeria de Fotos