Quissamã vai promover I Fórum de Acolhimento de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, vai promover na próxima quarta-feira (27), o I Fórum Municipal de Acolhimento de Crianças e Adolescentes. A programação, no auditório da sede do Executivo, será realizada de 8h às 16h30, com diversas atividades.
A secretária de Assistência Social, Tânia Regina Magalhães, destaca a importância do evento. “Será o primeiro Fórum de Acolhimento do município. Acolhimento que este ano completa 17 anos de funcionamento. Será um momento importante porque durante nossa gestão observamos o quanto esse setor desenvolve um trabalho relevante na questão das violações de direito e nos casos das crianças, vítimas de violência, que chegam ao local”, disse Tânia, pontuando ainda que o acolhimento é um trabalho muito diferenciado, que envolve desde reintegração familiar até situações de adoção.
“É importante conversar sobre o tema para mostrar o quanto o espaço do acolhimento acaba sendo um lugar de coisas positivas, no sentido de que é um olhar novo, um olhar de acolhida dessa criança que já chega tão massacrada pelos problemas, tão debilitada emocionalmente. A equipe vem trabalhando e alcançando resultados muito positivos. Organizamos esse fórum para mostrar o trabalho que vem sendo feito no município no acolhimento institucional”, completou a secretária de Assistência.

8h – Coffee Break e assinatura do livro
9h – Chamada das autoridades
9h30 – Leitura da história do Acolhimento e apresentação lúdica;
10h – Palestra ‘O Acolhimento Institucional como Medida de Proteção”, com Lúcilia Lamoglia, Conselheira Tutelar
11h – Palestra “Perfis e Trajetórias do Acolhimento Institucional Dr. Pery Gonçalves dos Santos”, com Ivana Souza Pessanha, coordenadora do Acolhimento
12h – Intervalo para Almoço
14h – Apresentação do Teatro de Sombras com o tema “Adoção”
14h30 – Palestra “Adoção – Desafios e Possibilidades”, com Caio Schaffer, assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
16h – Depoimento de jovem ex-acolhida;
16h30 – Vídeo/palestra “Adoção e Reintegração Familiar – Questões relevantes”, com Dr. Sávio Bittencourt, Procurador de Justiça do Ministério Público – RJ, escritor e pai adotivo