Quissamã vai promover Festival do Aipim em setembro

O 1º Festival de Aipim de Quissamã será realizado de 7 a 9 de setembro, no Parque de Exposições. Simultaneamente, acontecerá a II Super Estadual Paint Rio, com provas de tambor e laço, além de working penning – conformação. Nesta quarta-feira (22), o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba Pessanha, apresentou detalhes dos eventos a representantes de cidades da região. Outro item da pauta do encontro foi a viabilidade de implantação de um consórcio para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
“Estamos preparando um evento para mostrar as potencialidades e as formas de utilização do aipim na culinária. Teremos pratos como galinha com aipim, diferentes versões do bolinho, macarrão, pizza, nhoque, lasanha e bobó, entre outras receitas. Vamos valorizar os produtores e movimentar a economia da cidade. A programação vai incluir shows e manifestações culturais”, comentou Borba, que recebeu muitos elogios pelo sucesso da 1ª Feira Agropecuária e Turística, destaque no início do mês.
O secretário pontuou ainda a importância de reunir criadores de Paint Horse. A raça é a primeira em preço e a terceira em criatório nos Estados Unidos. No Brasil é um dos campeões de importação e o número de filiados à Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint) cresce geometricamente. A projeção que a raça ganhou nos últimos cinco anos acompanha sua valorização no mercado de equinos. “Esse cavalo reúne a beleza de seus pelos exóticos com a versatilidade necessária para o trabalho, lazer ou esporte”, completou Borba.
Sobre o outro tema da reunião, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã frisou que o SIM permite o controle sobre a qualidade dos produtos de origem animal, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos os produtos.
Estiveram presentes o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos dos Goytacazes, Nildo Cardoso; e os secretários de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto; de Conceição de Macabu, Marlon Abreu; e de Casimiro de Abreu, Nilton Francisco de Paula.