Quissamã vai disponibilizar doses da vacina contra febre aftosa a pequenos produtores

A segunda etapa da Campanha Nacional contra a Febre Aftosa, em Quissamã, começou no último dia 1º e segue até o dia 30 deste mês. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, disponibilizará 3 mil doses da vacina aos pequenos produtores. Para ter acesso, os interessados devem procurar o Posto de Defesa Agropecuária Municipal, que fica no Parque de Exposições, levando isopor e gelo, preencher a declaração e retirar a vacina. O atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Os demais produtores devem adquirir as doses nas lojas especializadas, e aplicar a vacina comprovando a imunização no Posto de Defesa Agropecuária Estadual. A meta é vacinar 18 mil cabeças, com idade até dois anos. Na primeira etapa, realizada em maio deste ano foram imunizados 43.761 animais.
De acordo com o fiscal do Posto de Defesa Agropecuária Estadual, Miguel Ângelo Leite, o rebanho que não for vacinado no prazo ficará impedido de ser comercializado, além do criador pagar multa de R$ 4,84 por animal não imunizado e ter sua propriedade interditada.
“A vacinação é obrigatória para o gado jovem e opcional para o adulto, estando prevista na legislação estadual. E é importante lembrar que mesmo aqueles produtores que não tiverem gado jovem para vacinar e somente adultos, mesmo assim tem que comparecer ao posto para fazer a declaração do gado e a atualização cadastral”, explicou Miguel, acrescentando que a vacinação é importante para manter o rebanho livre da febre aftosa, tendo em vista que esta é uma doença altamente contagiosa e que acarreta um grande prejuízo ao rebanho.