Quissamã vai celebrar três anos de atuação da Patrulha Maria da Penha

O município de Quissamã conta com ações integradas das forças de segurança na rede de proteção e combate à violência contra a mulher, e a Patrulha Maria da Penha (PMP), um importante elo neste serviço, vai completar três anos de atuação nesta sexta-feira (21). A celebração acontece a partir das 8h, no Centro Cultural Sobradinho, com uma vasta programação aberta ao público e com a presença de agentes das Guardas Municipais de cidades próximas.

Quissamã possui uma rede de proteção consolidada, marcada pelo pioneirismo na região com a implantação de equipamentos importantes no enfrentamento à violência contra a mulher, conforme preconiza a Lei Maria da Penha – lei 11.340/2006.

A partir do início de suas atividades, a Patrulha Maria da Penha realizou cerca de 540 atendimentos a chamados de emergência, com o registro de 420 ocorrências; e atualmente 55 mulheres recebem assistência da PMP.

“Ao celebrar três anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha reafirma o seu compromisso com os quissamaenses de atuar na conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher ” destacou a Guarda Civil Municipal e supervisora da PMP Neide Cruz.

Desde 2019 foram implementados em Quissamã; o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam); a Sala Girassol, na 130ª Delegacia de Polícia; o Núcleo de Atendimento ao Homem (Neah); e a Patrulha Maria da Penha, que é ligada à Guarda Civil Municipal e suporte da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito.

Programação dos três anos de Aniversario Patrulha Maria da Penha

8h às 8h50 Credenciamento e café da manhã

9h Cerimônia de Abertura

9h20 – Apresentação com Laila Danielle Pessanha Bastos, Coordenadora da PMP de Macaé.

9h30 – Palestra com o tema “ Trabalho em Conjunto” com a Supervisora da PMP Quissamã Neide Maria, a Coordenadora de Caem Quissamã Nagila Oliveira dos santos e o Coordenador do NEAH, Joilson Gomes Junior

10h30 – Palestra a Major Bianca Neves PMERJ

11h30 – Criação da Lei Municipal, abordagens do Corregedor da Guarda Civil Municipal de Quissamã, Cláudio Pimentel e do Vereador de Quissamã Janderson Barreto.

12h – Intervalo para almoço

14h- Peça Teatral As Rosas Falam Direção e Texto: Leize Maciel

14h40- Palestra Carla Tavares Delegada da Deam São Gonçalo

15h40 – Considerações Finais.