Quissamã: vacinação da comunidade quilombola contra a Covid-19

A Prefeitura de Quissamã levou a campanha de vacinação contra a Covid-19 para a comunidade quilombola do município neste sábado (27). Foram vacinadas 132 pessoas, com faixa etária de 50 a 69 anos, de Machadinha, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Mutum e Boa Vista. Desde o início da campanha, a Secretaria municipal de Saúde já tinha vacinado 48 idosos de 70 anos e mais da região. Quissamã foi um dos primeiros municípios do Estado do Rio a iniciar a vacinação da população quilombola, que integra o grupo de prioridades definido no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Neste sábado também, Quissamã recebeu mais uma boa notícia: o Governo do Estado entregou um lote com 1.030 doses da vacina contra a Covid-19. Na segunda-feira (29), a Saúde inicia a vacinação dos idosos entre 65 a 69 anos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro (com a vacina sendo aplicada no Centro de Saúde), às 9h, e ESF Morro Alto, às 13h30. Na terça (30), será a vez da ESF Caxias, às 9h, e ESF Matias, às 13h30. Na quarta (31), ESF Alto Grande, às 9h, e ESF Santa Catarina. às 13h30. A programação da semana segue na quinta (1º), na ESF Barra do Furado, às 9h, e ESF Carmo, às 13h30.
A esperança da vacinação
A notícia da chegada da vacina contra a Covid-19 para mais um grupo de quilombolas foi comemorado logo pela manhã. Para evitar aglomeração, a equipe da ESF de Machadinha avisou sobre a faixa etária que seria imunizada. Aos 54 anos, a moradora Ângela Ribeiro do Sacramento Azevedo aguardava ansiosamente pela imunização. Neste sábado, a primeira dose da vacina chegou, levando também mais esperança para que tudo volte ao normal.
“Só tenho a agradecer a Deus por ter sido vacinada no dia de hoje. Existem milhões de pessoas querendo ser imunizadas, e aqui, em Quissamã, nós estamos tendo essa oportunidade. Gostaria de agradecer a Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Quissamã e a Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha por esta oportunidade, que leva mais um pouco de alívio para toda a minha família”, disse Ângela.
O momento especial é compartilhado pela equipe de vacinação a cada etapa no município. “Assim que a vacina chega ao município, já planejamos as próximas etapas. Tem sido satisfatório vivenciar esses momentos. Apesar das boas notícias, lembramos sempre que os cuidados devem permanecer, como o uso de máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações”, disse Natália Villaça, enfermeira do setor de imunização do município.