Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã transforma ambiente escolar e gera empregos com investimentos de mais de R$17 milhões

Com objetivo de proporcionar maior conforto e bem-estar aos alunos, funcionários e à comunidade escolar, a Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, investe na revitalização e construção de novas escolas e creches em diferentes localidades.

Atualmente, oito unidades passam por intervenção, um investimento total de R$ 17,2 milhões com geração de mais de 100 vagas de emprego. São novas estruturas, com salas de aula climatizadas, revisão e troca de toda rede elétrica, acessibilidade, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada, bibliotecas, entre outras. O projeto ainda prevê a construção da creche de Piteiras.

Estão em construção a nova unidade da Escola Municipal Professora Nelita Barcellos dos Santos e a Creche de Machadinha; em reforma e ampliação da E.M. Professora Miguel Ângelo da Silva Santos, E.M. Felizarda Maria Conceição de Azevedo, Escola Estadual Municipalizada Engenho de Quissamã. As melhorias seguem também nas escolas Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Délfica de Carvalho Wagner e Tânia Regina. E, em breve, será licitada a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Barra do Furado.

A prefeita Fátima Pacheco destacou os avanços significativos em diversas áreas da educação e ressaltou os investimentos em obras nas escolas, que visam melhorar a qualidade do sistema educacional.

“Já avançamos na ampliação das salas de informática, na entrega de notebook para os professores, mochilas, uniformes, tênis, tablets e cartões para aquisição de materiais didáticos para os alunos. E neste momento, estamos fazendo obras na cidade toda e na educação é outro grande investimento, nas obras para construção e revitalização das unidades escolares, essenciais para o avanço da nossa juventude, mas também investimento no material didático, no conteúdo, na tecnologia, no plano de cargos e carreiras dos professores, e na merenda”, disse.

Somente em 2023, a Prefeitura entregou a inauguração da reforma das escolas Carlos Roberto Cruz Filippino, Professora Maria Ilka Queirós e Almeida, Ciep 465 e também a Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza. A secretária de Educação, Helena Lima, afirma que o grande objetivo é proporcionar um ambiente educacional ideal para alunos e professores e destaca a iniciativa de criar a primeira creche quilombola no Estado do Rio.

“A gente busca garantir um ambiente ideal para alunos e professores. Em Machadinha, por exemplo, será a primeira creche quilombola do Estado do Rio. As novas escolas e creches e a melhoria na infraestrutura das unidades atuais significa a garantia de um ensino de qualidade, proporcionando um ambiente seguro para otimizar as condições de trabalho dos professores e facilitar o aprendizado das crianças”, destaca.

Paralelas às obras, também estão as oportunidades de emprego. Em todas são mais de 130 trabalhadores quissamaenses, e quanto mais a cidade avança em infraestrutura, maior é a geração de emprego e renda. Paulo Victor atua na Escola Felizarda Maria, em Machadinha, onde passa por intervenção e, também, receberá uma creche, e comentou como é trabalhar em uma obra tão importante da sua cidade natal.

“Pra mim é gratificante ter como trabalhar e ainda numa cidade que fui nascido e criado e ter a oportunidade. E também fico feliz que várias famílias, através dessas obras, desses trabalhos, estão sendo ajudadas e a cada dia que passa são contratadas mais pessoas e abrem mais oportunidades a cada obra que está sendo disponibilizada aqui na nossa cidade”, contou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.