Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã tem aumento significativo de inscritos no Encceja deste ano

Com um número significativamente maior do que no ano passado, a Prefeitura de Quissamã recebeu nesta quinta-feira (23) os inscritos no Encceja 2024 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Por meio da secretaria de Assistência Social, a Prefeitura oferece apoio logístico como inscrição, orientação para preenchimento correto do cartão-resposta e transporte de ida e volta no dia da prova em 25 de agosto.

“Estamos aqui para apoiá-los nessa jornada. Cada um de vocês é um exemplo de determinação e coragem, e estamos confiantes de que alcançarão seus objetivos. Vocês são capazes, acreditem nos seus sonhos”, disse a subsecretária de Assistência Social, Valquíria Barcelos.

Em todo o município, neste ano, 112 homens e mulheres se inscreveram para concluir o ensino fundamental ou ensino médio, enquanto no ano passado foram 15.

Entre os participantes, histórias inspiradoras de determinação. Juliana Abreu de Almeida, aos 40 anos, decidiu retomar os estudos após uma pausa de 25 anos, buscando novos horizontes. “Depois do Encceja, vou cursar técnico de enfermagem.

Thais de Carvalho, 23, já trilha o caminho acadêmico após concluir o Encceja. “Estou fazendo faculdade de Serviço Social. Tenham foco, vai dar tudo certo”, frisou.

A responsável pela Pedagogia Social da secretaria municipal de Assistência Social (SEMAS), Roberta Linhares, destacou o apoio aos candidatos desde a inscrição.

“A pedagogia social vem trabalhar incentivando, estimulando essas pessoas a mudarem o seu quadro em relação à educação. Ou seja, somamos o conhecimento pedagógico com os propósitos do serviço social e, a partir daí, inserimos projetos que vão melhorar a vida do cidadão. Estamos com eles desde a inscrição, percorrendo o município fazendo essa busca ativa. Estamos aqui para fornecer o suporte necessário para que eles alcancem todo o seu potencial”, enfatizou Roberta Linhares.

O Encceja é aplicado pelo Governo Federal, por meio do Inep desde 2002, para avaliar competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. A prova será aplicada no dia 25 de agosto em todo o Brasil em municípios com mais de 100 mil habitantes O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.