Quissamã: segurança nas escolas é abordada em Audiência Pública

O vice-prefeito Marcelo Batista e representantes de diferentes segmentos da Prefeitura de Quissamã participaram, nesta quarta-feira (19), de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Quissamã, com foco na segurança no ambiente escolar. Foram debatidas questões referentes aos protocolos adotados pelo município para ampliar a proteção aos alunos.

Marcelo Batista abordou a importância da parceria família/escola na formação das crianças e jovens e enfatizou as ações ações preventivas direcionadas pela Prefeitura de Quissamã, com orientações de profissionais das unidades escolares, Ronda Escolar da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, e trabalho integrado das forças de segurança.

“Em Quissamã trabalhamos no conceito do ambiente escolar seguro, com educação e proteção. Além disso, uma escola segura e com infraestrutura proporciona a participação da família no cotidiano das unidades escolares”, enfatizou Marcelo Batista.

A secretária de Educação, Helena Lima, abordou o Programa de Prevenção à Violência nas Escolas (Previne), e o fortalecimento da equipe multidisciplinar no ambiente escolar.

“Quissamã é um dos municípios pioneiros na elaboração de um protocolo de prevenção à violência nas escolas. O município conta com ações e orientações destinadas aos profissionais das unidades, com participação da Ronda Escolar. O investimento também ocorre em infraestrutura, com instalações que viabilizem o trabalho de observação dos profissionais de cada unidade. É importante cuidar das pessoas, oferecer apoio e criar uma atmosfera de amor “, destacou Helena Lima.

Além do vice-prefeito, Marcelo Batista, e da secretária de Educação, Helena Lima, a mesa da audiência foi formada pelo presidente da Casa, o vereador Fábio Castro; a orientadora educacional, Luciana Gaspar; o comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Sabino, o coordenador da Ronda Escolar, Luis Felipe Fidélis, o representante do 32º BPM, Capitão Aued Castilho; o coordenador do Proerd, Sargento Peter Amaral, o representante da 130 DP; inspetor Ricardo Machado, e pelo conselheiro Tutelar, Carlos Alberto.