Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Quissamã segue com atividades educativas para conscientizar a população sobre o câncer

Quissamã segue com atividades educativas para conscientizar a população sobre o câncer

O Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro e tem como objetivo divulgar cada vez mais sobre a doença. As Unidades de Saúde da Família (USF) de Quissamã, realizaram nesta semana, atividades educativas de conscientização para os usuários. E em função do Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, nesta terça-feira (15), pediatras das USF estão recebendo capacitação.
Na última segunda-feira (14), a nutricionista Bruna Manhães falou sobre a alimentação na ajuda à prevenção do câncer, para os moradores da USF de Santa Catarina. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas, além da importância do diagnóstico precoce tanto em adultos, quanto em crianças.
Já na terça-feira (15), foram três ações. A UFS do Carmo recebeu a atividade. A enfermeira Gláucia Schuab falou sobre a leucemia, câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, mielóide aguda e linfocítica crônica. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) Aldeir Gomes Chagas realizou a distribuição de panfletos e esclareceu dúvidas.
A nutricionista Viviane Soares, da USF do Alto Grande, realizou paralelamente, outra atividade sobre o câncer, abordando a questão da alimentação. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui, incluindo o alimentar – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.
Encerrando os eventos desta terça-feira (15), a nutricionista Jaqueline Freitas, falou sobre a prevenção do câncer no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, representando a USF do Centro, celebrando o mês de combate à doença, numa iniciativa global organizada pela união Internacional de controle do câncer, com o tema “Por Cuidados Mais Justos”.
“Estamos muito preocupados com a questão do câncer infantil e por isso, nós pediatras, estamos recebendo a capacitação sobre a temática para conseguirmos identificar precocemente possíveis casos. É um curso online que o município está nos proporcionando e fará toda a diferença”, explicou a pediatra Francilaine Pontes Neves.
Nesta quarta-feira (16), foi a vez da USF de Morro Alto e na próxima quarta-feira (23) em Machadinha. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.