Com o objetivo de fortalecer o turismo e o desenvolvimento econômico da região, Quissamã sediou neste domingo (24) uma importante reunião para promover o uso público do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba por meio do turismo. O encontro, realizado na Casa de Artes de Machadinha, reuniu autoridades como o prefeito de Quissamã, Marcelo Batista; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o prefeito de Carapebus, Bernard Tavares; o secretário de Turismo de Macaé, representando o prefeito Welberth Rezende, Leonardo Anderson; o chefe do PARNA de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, além de outras lideranças. A iniciativa busca transformar o parque em um destino de destaque nacional e internacional.
Os municípios de Quissamã, Macaé e Carapebus apresentaram ao presidente da Embratur o vasto potencial do PARNA de Jurubatiba, o maior parque de restinga do Brasil, que se estende por 44 quilômetros quadrados e abriga 18 lagoas. Durante a reunião, foi destacada a recente descoberta de arenitos milenares, atualmente analisados por pesquisadores. A colaboração intermunicipal e o apoio da Embratur são considerados fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região, que busca diversificar sua economia além da dependência do petróleo.
O prefeito Marcelo Batista ressaltou a relevância do encontro. “Este é um momento muito importante para nossa cidade, um divisor de águas na nossa visão turística da região. Os três municípios juntos têm potencial para o desenvolvimento. Agradeço ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por voltar o olhar para o interior e acreditar no nosso potencial, e agradeço à ex-prefeita Fátima Pacheco por articular todo esse movimento”, afirmou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, defendeu a necessidade de transição econômica. “O mundo inteiro, no século XXI, vai ter que discutir a transição da economia do petróleo para outros segmentos, e o turismo é uma ferramenta decisiva para essa transição na região. O turismo não é apenas entretenimento ou lazer; precisa ser visto como uma ferramenta de desenvolvimento econômico que gera emprego e renda”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Arnaldo Mattoso, reforçou o compromisso do município. “Quissamã já assinou o acordo de cooperação técnica com o Parque Nacional de Jurubatiba e defende a criação de coletivos para prestação de serviços aos visitantes, fortalecendo a economia local”, pontuou.
O prefeito de Carapebus, Bernard Tavares, destacou a importância de flexibilizar a legislação ambiental para ampliar a visitação. Já o secretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, se mostrou otimista. “Estamos muito animados e confiantes. Agora temos a Embratur nos apoiando, e isso fortalece todo o potencial que temos na região”, concluiu.
O chefe do PARNA de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, celebrou a união dos municípios. “Este encontro foi importante por reunir vários atores desses três municípios. A chave para a boa solução é pensar junto. Ao invés de pensar sozinho, você traz outros atores que ajudam a enxergar os problemas e as soluções. E, hoje, vimos muitas soluções”, disse.
Também participaram do encontro o vice-prefeito de Carapebus, Marcelo Borginho; a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Quissamã, Valquíria Barcelos; a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas; a coordenadora regional da Embratur, Fátima Pacheco; os vereadores de Quissamã André de Paulo, Ailson Barreto, Italo Pacheco e Luan Buiú; o secretário-executivo do Cidennf, Vinícius Viana; a secretária de Ensino Superior de Macaé, Izabella Camargo; o secretário de Turismo de Rio das Ostras, Rodrigo Peleteiro; e a chefe de Gabinete de Rio das Ostras, Fabiana Souza.





