Quissamã sedia capacitação regional do CadÚnico até quinta-feira (15)

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inicia nesta terça-feira (13) a capacitação regional para servidores do Sistema Único de Assistência Social que atuam no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais. Capacitação acontece até a quinta-feira (15) na sede do Programa de Atenção ao Idoso – PAI e conta com participação de equipes do CadÚnico de Quissamã, São João da Barra, São Fidélis, Carapebus, Cardoso Moreira.

Devido aos números apresentados pelo CadÚnico em Quissamã, o município foi escolhido pelo Estado para sediar a capacitação. Em levantamento feito em março pelo Ministério da Cidadania, Quissamã teve a quinta melhor Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do Estado, com cerca de 5,7 mil famílias inseridas no CadÚnico, sendo 89,3% acompanhadas governo municipal. Assistente Social, a Prefeita Fátima Pacheco abriu a capacitação nesta terça-feira (13) e ressaltou a importância da qualificação continuada.

“Falar de Assistência Social no país hoje é a maior prioridade. Ela passa por todas as políticas públicas. Podemos ter escolas com tecnologia avançada, hospital qualificado, quadras poliesportivas por toda cidade, mas se as pessoas estão em exclusão social, a cidade não vai para frente. Tenho muito orgulho em dizer que sou Assistente Social e sei do valor em qualificar as equipes de forma continuada. Essa atitude de aproximar as equipes do CadÚnico de Quissamã e região também tem uma relevância muito grande para a rede”, comentou.

A Instrutora Técnica do CadÚnico, Raquel Carvalho, e a coordenadora do CadÚnico em Quissamã, Adília Carla, fazem a capacitação com base na operacionalização do Cadastro Único para Programas Sociais do e do PBF, como preenchimento do formulário de cadastro, importância e significado de cada campo a ser preenchido nos formulários, aplicando procedimentos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social para a coleta de dados das famílias. No último dia de capacitação acontece o teste com simulação do preenchimento do formulário. Ao final do curso, todos os aprovados recebem a certificação.

“Estamos aguardando há um bom tempo essa capacitação. Vem para agregar ainda mais conhecimento e acrescentar mais valores para que possamos atender melhor os usuários e levar o Cadastro Único para quem é devido. Muito grata aos municípios que participam e Quissamã está à disposição”, comentou a coordenadora do CadÚnico em Quissamã, Adília Carla. “Agradeço a Quissamã, Prefeita Fátima, Secretária Tânia e Coordenadora Adília pela recepção, por nos acolher tão bem. Sabemos da importância da capacitação, do trabalho que realizam no município com a população. E muito obrigada aos municípios que vieram”, completou a Instrutora Técnica do CadÚnico, Raquel Carvalho.

A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, comentou a importância de fortalecer a rede de assistência social da região. “Sentimento de gratidão pelo dia de hoje. É muito importante trabalharmos com os municípios vizinhos, e quando fazemos uma capacitação em que agrega todos os municípios, sempre ganhamos. Com o cenário que hoje vivemos, mais do que nunca, o Sistema Único de Assistência Social precisa estar fortalecido e unificado”, ressaltou.

A Prefeitura de Quissamã realiza o trabalho voltado à Assistência Social no município, com R$1,5 milhão investido mensalmente, através dos programas sociais Jovens em Ação, Agente Mirim, Primeiros Passos, Renda Mínima e Programa de Atenção ao Idoso – PAI.