Quissamã: Secretaria de Transporte implementa ações de combate à Covid-19

A Secretaria de Transporte de Quissamã vem realizando ações no intuito de combater e evitar a proliferação da Covid-19 entre os usuários dos ônibus municipais. Os coletivos, além de passarem por higienização cotidiana, foram equipados com termômetro infravermelho e oferta de álcool em gel. Seguindo os parâmetros do Decreto N° 3085/2021, publicado no Diário Oficial de Quissamã, as linhas intramunicipais funcionam com a capacidade de ocupação de 50% de passageiros, com o máximo de cinco idosos, além do trajeto ser realizado com as janelas destravadas e abertas de modo que haja plena circulação de ar. O uso de máscara é obrigatório.
Para o secretário de Transporte Marco Aurélio de Souza, as ações são importantes para conter a propagação do coronavírus. “Estamos realizando a desinfecção dos ônibus que realizam os transportes nas nossas seis linhas dentro do município, além de estarmos aferindo a temperatura dos passageiros. A ocupação no transporte está reduzida em 50%, e estamos seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, assim como a determinação do Decreto Municipal. É preciso que todos façam a sua parte, usando máscara, evitando aglomerar e lavando bem as mãos, ou usando álcool em gel”.

Linhas Intramunicipais
Atualmente, a Prefeitura de Quissamã mantém em pleno funcionamento seis linhas que interligam os bairros. O controle, a fiscalização e a organização dos serviços, dos veículos e condutores é realizado pela secretaria de Transporte, e a prestação de contas é encaminhada mensalmente aos órgãos de controle da Prefeitura. A frota foi adquirida pelo executivo e é cobrado o valor de R$ 2 aos usuários pela prestação do serviço.

As linhas disponíveis de segunda-feira a sábado são:
Linha 1 – Barra do Furado (5h, 13h, 17h)
Linha 2 – Beira de Lagoa via Machadinha, Sítio Santa Luzia, Mutum, Boa Vista, Sítio Senhor do Bonfim, Centro (6h, 13h, 17h).
Linha 3 – Machado via Beira de lagoa, Campina, Centro (6h, 13h, 17h).
Linha 4 – Conde de Araruama via Morro Alto, Canto de Santo Antônio, Centro (6H, 13H, 17H).
Linha 5 – Praia de João Francisco, Penha, Imbiu, Centro e Visgueiro; e Santa Catarina (6H, 13H, 17H).
Linha 6 – Santa Catarina ( 5h30, 6h30, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h30, 13h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h).