Quissamã: Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca projeta entrega de 500 mil mudas de hortaliças em 2022

A produção de mudas de hortaliças está entre os diversos serviços oferecidos pelo Horto Municipal de Quissamã. Toda segunda e terça-feira, produtores da agricultura familiar do município, com direcionamento para a merenda escolar, e moradores do município interessados em cultivar uma horta residencial podem retirar, de forma gratuita, as mudas no local.
Os técnicos da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca utilizam uma estufa para o plantio e produção para que os agricultores possam receber as mudas já com um estágio de crescimento avançado, após 30 dias. As mais procuradas são alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, tomate e beterraba
Nesta segunda-feira (6), o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista acompanhou a entrega aos produtores. “Esperamos entregar até o final do ano aproximadamente 500 mil mudas, assegurando o planejamento do no cumprimento normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae.”, avaliou o secretário.
A produção pode ser destinada ao consumo residencial, venda direta ao público ou direcionamento para a merenda escolar, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2017 Quissamã foi reconhecida e premiada pelo órgão federal como município que compra mais de 30% da agricultura familiar.