Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã se mobiliza para o Dia D de combate à dengue no sábado (2)

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, Quissamã vai aderir ao “Dia Nacional de Combate à Dengue” no próximo sábado (2). A mobilização busca reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti.

Durante a manhã, de 8h às 12h, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Caxias, Carmo, Centro, Mathias, Barra do Furado, Morro Alto e Santa Catarina para orientar a população sobre as medidas de prevenção da proliferação de criadouros do vetor, além da importância do tratamento adequado.

O Coordenador da Vigilância em Saúde de Quissamã, Leonardo Barcelos, ressalta que o Dia D reforça as ações de combate à dengue no município. Desde o início do ano, foram implementadas diversas medidas em resposta ao aumento do número de casos relacionados à proliferação de mosquitos no Estado.

“O Dia D vem para reforçar as medidas de combate ao Aedes Aegypti deste ano. Devido ao aumento de casos no Estado, foram implementadas diversas ações de educação em saúde, incluindo divulgação em unidades de saúde, escolas e redes sociais, além de mais visitas domiciliares dos Agentes de Combate a Endemias e distribuição de panfletos em áreas urbanas e rurais. O município está empenhado em manter os números sob controle, com um comitê dedicado ao enfrentamento de endemias que se reúne regularmente para tomar medidas em prol da saúde da população”, comentou.

A Vigilância em Saúde ressalta a importância de manter caixas d’água, tonéis, galões, poços e barris vedados, calhas limpas, pneus sem água e em lugares cobertos, bandejas de ar condicionado e geladeira limpas e sem água, pratos de vasos de planta com areia até a borda, bromélias e outras plantas sem acúmulo de água, baldes virados com a boca para baixo, piscinas e fontes sempre tratadas, lixo sempre em sacos plásticos bem vedados.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.