Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Quissamã, por meio das secretarias de Educação (SEMED) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realizará, na próxima quarta-feira (2), uma programação especial para promover a inclusão e garantir mais acessibilidade e segurança para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As atividades começam às 8h, com uma caminhada envolvendo as equipes de Educação Inclusiva e Coordenação Pedagógica da SEMED, alunos, pais e funcionários da Secretaria de Direitos Humanos. O ponto de partida será em frente à Igreja Matriz. Em seguida, às 9h, na sede da Secretaria de Direitos Humanos, será realizado um mutirão de identificação para autistas, promovido pela Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.
A ação, em parceria com o Detran-RJ, tem como objetivo a emissão do Cartão PCD (Pessoa com Deficiência), um documento que reúne informações essenciais sobre a saúde do cidadão, como tipo de deficiência, Código Internacional de Doença (CID), uso de medicamentos contínuos, tipos de alergia e contatos para emergência.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, destacou a importância da mobilização.
“Será um momento de união e visibilidade, para mostrarmos que a comunidade de Quissamã está engajada na luta pela inclusão. Essas ações são fundamentais para garantir que as pessoas com autismo tenham seus direitos assegurados e recebam o suporte necessário”, frisou.
O Cartão PCD é emitido gratuitamente pelo Detran-RJ. Para obtê-lo, é necessário apresentar laudo médico atualizado, informando o tipo, grau e caráter da deficiência, além do CID, e certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada). Também podem ser incluídos documentos como CPF, PIS/PASEP, NIS, Título de Eleitor, CNH, Carteira de Trabalho, Certificado Militar, laudos com tipo sanguíneo e fator RH, indicação de medicamentos de uso contínuo, alergias e exames de imagem que comprovem o uso de próteses ou partes metálicas.