Quissamã: Saúde do Trabalhador realiza campanha Abril Verde para alertar sobre a saúde e segurança

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde do Trabalhador, realizou na manhã desta quinta-feira (14), uma atividade educativa com os colaboradores da empresa Prisma, no auditório da Prefeitura. A ação busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Abril Verde é a campanha que tem como objetivo mostrar à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.
O mês de abril foi escolhido por ter datas relevantes: dia 7 de abril é o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Lei nº 11.121/2005). Em Quissamã, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar todos os acidentes de trabalho.
São realizadas ações de intervenção, planejadas, executadas e avaliadas a partir da análise dos agravos e de seus determinantes relacionados aos processos e ambientes de trabalho, que visam atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores.
“Apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho”, afirmou a coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Mayara Paixão.