Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Guarda Civil Municipal
  • Quissamã reforça a segurança dos alunos com o lançamento do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas

Quissamã reforça a segurança dos alunos com o lançamento do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas

A Prefeitura de Quissamã realizou, nesta terça-feira (11), uma reunião com diversos segmentos para ampliar as ações de proteção aos alunos do município. No encontro — que contou com representantes das Polícias Militar e Civil, secretários e de vereadores — foram apresentadas e discutidas propostas para o lançamento do Previne (Programa de Prevenção à Violência nas Escolas). Atualmente, o município conta com ações preventivas, com orientações de profissionais das unidades, Ronda Escolar da Guarda Municipal e também câmeras nas escolas em parceria com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

“Essa é mais uma reunião para ampliar as medidas de segurança nas escolas. Nunca vimos acontecer nessa proporção esse cenário preocupante que estamos vivenciando no Brasil. Nós, enquanto governo, estamos com as Polícias Militar e Civil e diversos segmentos, tomando todas as medidas para garantir segurança aos alunos e profissionais das escolas. Estamos iniciando uma série de novas metas de curto, médio e longo prazo, aliados a esses setores, para garantir cada vez mais segurança e proteção nas unidades”, disse a prefeita.

Inicialmente, já neste semana, o Previne vai ampliar a ronda de segurança nas escolas. A Polícia Militar vai apoiar a Ronda Escolar da Guarda Municipal, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos. Também está previsto, uma série de reuniões da Secretaria de Educação e da Polícia Militar com pais de alunos das creches, além de orientação aos profissionais do setor.

“A Polícia Militar se preocupa muito com a segurança dos alunos e profissionais de Educação, realizando constantemente o patrulhamento nas escolas, contando com o apoio da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança e Guarda Municipal. Todo esse trabalho contribui para aumentar a sensação de segurança de todos no município”, avalia o comandante da 2° CIA do 32° BPM (Macaé), capitão Aued Castilho.

Nas próximas semanas, também estão previstas para acontecer palestras com especialistas para alunos, reuniões de esclarecimentos com os pais de alunos, reunião de trabalho com a direção das escolas estadual, federal e particulares do município e confecção de material educativo de divulgação sobre a atuação do poder público. A Prefeitura alerta, ainda, para notícias falsas que circulam em grupos de redes sociais desde o início da semana. Quissamã não registrou a ocorrência ou suposta tentativa nas unidades, porém a discussão do assunto tem sido ampliada no município.

“Esse protocolo apresentado hoje é o nosso ponto de partida. Propostas que algumas já são aplicadas nas nossas unidades escolares, mas nosso objetivo é ouvir, discutir e aperfeiçoar as medidas”, comentou o Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço.

Segundo a Secretária de Educação, Helena Lima, as unidades escolares já possuem ações preventivas contra a cultura da violência e que serão reforçadas “Promovemos rodas de conversas sobre diversas temáticas. E que agora nos cabe intensificar esse movimento, além de investir na capacitação de todos os profissionais de educação”, disse Helena.

Também participaram da primeira reunião, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada; chefe da Guarda Municipal, Carlos Sabino; Secretário de Governo, Paulo David Nogueira; Secretário de Comunicação, Leonardo Barros; Chefe da Defesa Civil, Marcos Alves; Inspetor da Ronda Escolar, Luís Felipe Teixeira; Comandante da 2° CIA do 32° BPM, capitão Aued Castilho; Inspetor de Polícia Civil, Ricardo Machado; Secretária de Esporte e Juventude, Ísis Chagas; Secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; e os vereadores Simone Flores, Janderson Barreto e Aílson Barreto.

PREVINE QUISSAMÃ

A Prefeitura vai trabalhar com ações permanentes e de curto, médio e longo prazo. Entre as ações permanentes, haverá debates com a comunidade escolar para discussão e coleta de sugestões, diálogo com o sistema de segurança pública para adoção de protocolos em caso de invasão e/ou ataque, atividades extracurriculares voltadas às atividades de saúde mental, de esporte, cultura e de lazer.

Nas ações de curto prazo (para execução imediata) estão: adaptação do sistema de identificação para acesso às unidades escolares, treinamento dos funcionários e alunos para situações de invasão às unidades escolares e capacitação de professores sobre as causas e efeitos das ações de ataque às unidades escolares.

As ações de médio prazo (para execução em até 90 dias) contemplam a atuação de Equipe Multidisciplinar nas unidades escolares (psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros, etc.), instalação de alarme sonoro (botão de pânico) para acionamento dos protocolos de segurança e fuga e para comunicação direta com as forças de segurança e presença de segurança treinada para contenção de invasor.

Já as ações de longo prazo (para execução em até 180 dias), o protocolo prevê a adaptação predial de escolas e creches, a partir da instalação de equipamentos de segurança (cercas elétricas, detectores de metal e grades, além de, quando necessário do reforço estrutural em muros, portas e janelas), videomonitoramento das escolas e creches nas portarias, corredores e outros espaços, identificação biométrica ou facial nas escolas e creches e nos ônibus escolares com notificação, em tempo real, por meio de mensagens eletrônicas direcionadas às famílias e à escola, sobre a localização do estudante.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.