Quissamã reforça a pauta antirracista e participa de capacitação em Queimados

Buscando reforçar as políticas públicas direcionadas à comunidades negras, quilombolas e tradicionais do município, na última semana, a coordenação do Programa de Igualdade Racial (PIR) de Quissamã participou da 1ª capacitação oferecida pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Queimados.

Atividade aconteceu na Universidade Estácio de Sá, em Queimados, e foi feito um diagnóstico das políticas de promoção da igualdade racial de Queimados e discutido o desenvolvimento e implementação de políticas públicas destinadas à população negra e comunidades tradicionais com presença do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e representantes de órgãos de Programa de Igualdade Racial dos municípios de Duque de Caxias, Macaé, Magé, Nova Iguaçu, entre outros.

Segundo o coordenador Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Catarina, Joílson Gomes, a troca de experiência com outros municípios é também essencial para o melhor desenvolvimento de políticas públicas no combate ao racismo e na promoção de igualdade racial. “A oportunidade é muito válida quando pensamos no conhecimento absorvido através de múltiplas vivências e experiências dos participantes. A troca de conhecimentos certamente fomenta novas ideias e traz robustez à novas políticas que serão entregues futuramente para a população de Quissamã”, disse.

Tendo como base de instalação o CRAS de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) deu início às ações do Programa de Igualdade Racial, que segue as orientações do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) do Governo Federal, em junho.

“Neste ano, o município de Quissamã apresentou avanços significativos na área, com a aprovação do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, a criação da Central de Estudos, Pesquisa e planejamento Étnico Racial, além de assinar o compromisso com a Rede de Cidades Antirracistas”, finalizou o coordenador.