Quissamã recebe visita técnica do Cetran-RJ para municipalização do trânsito

Quissamã cumpriu mais uma importante etapa para a municipalização do trânsito. Nesta quinta-feira (1), o comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Sabino, o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre de Souza e o secretário de Segurança Pública, Paulo Vitor Arquejada receberam a visita técnica de uma equipe do Conselho Estadual de Trânsito (Centran-RJ), com a presença do presidente do órgão, Biracy Sá Valdez, e do vice Augusto Nunes Lima.
Também participaram do encontro, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito-DEMUTRAN, Leonardo Sodré, os vereadores Janderson Barreto e Rildo, e o conselheiro relator de processos de integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, Rogério Toffano.
O secretário de Segurança Pública Paulo Vitor Arquejada falou a respeito da visita técnica e o seu objetivo. “A municipalização do trânsito é o processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume integralmente a responsabilidade pelo seu trânsito, ou seja, os serviços de engenharia, fiscalização, educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e a criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações- JARI”, explicou Arquejada.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito-DEMUTRAN, Leonardo Sodré, avaliou o processo de municipalização. “O município está atento aos requisitos e exigências, para isso mantemos constante diálogo com Centran-RJ”, avaliou Sodré.
A comitiva percorreu as principais vias urbanas de Quissamã, com observação em itens referentes à mobilidade urbana e segurança no trânsito. Durante o percurso, o presidente do Centran-RJ Biracy Sá Valdez abordou a questão. “Esta é mais uma etapa para que o município passe a ser o regulador de questões relacionadas ao planejamento, regulamentação e operação do trânsito”, pontuou Valdez.