Com articulação de diferentes setores da administração municipal, Quissamã sediou nesta quarta-feira (31), no auditório da Prefeitura, o Seminário de Mobilização para o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O evento abordou o processo de elaboração ou revisão do PMPI, buscando adequar os investimentos em políticas públicas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos. O Seminário foi promovido pelo projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), em parceria com a Petrobras e a Prefeitura de Quissamã.
Durante o encontro, foi abordada a situação da Primeira Infância no município, com informações das condições locais relacionadas à Educação, Saúde e Assistência Social, da composição e funcionamento do Sistema de Garantia de Direito (SDG), da caracterização socioambiental e das implicações ocorridas no período de pandemia. A pesquisa vai auxiliar a gestão pública e a participação da sociedade, dos profissionais, para atender as demandas da primeira infância e de todas as crianças.
“Quissamã foi elencado junto com 15 municípios no país, sendo cinco do Estado do Rio, para fazer parte deste trabalho. O cuidado passa pela rede de políticas públicas que garantem essa rede de proteção e cuidado às crianças. Temos muito orgulho de morar em Quissamã e estar neste lugar de gestão de que possa fazer diferença na vida das pessoas”, destacou a Prefeita Fátima Pacheco.
Quissamã é 1º lugar no Estado e 8º no Brasil em ranking – Em pesquisa divulgada nas últimas semanas, Quissamã é o município primeiro colocado no Estado do Rio e oitavo no Brasil no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), na oferta de um ambiente oportuno para promoção do desenvolvimento da criança na Primeira Infância.
“Quissamã é um município diferenciado, e olhando os dados nacionais temos ainda mais certeza disso. E o resultado do ranking da AMAPI mostra que Quissamã já entende grande parte do assunto que a gente veio dialogar”, disse o formador do PIC, em Quissamã e Macaé, Rafael Carvalho.