Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã recebe placa indicativa do Geoparque Costões e Lagunas da Região da Costa do Sol

O Comitê de Gestão do Projeto Geoparque Costões e Lagunas da Região da Costa do Sol tem avançado no cumprimento das etapas estabelecidas visando a inclusão na rede mundial Geoparques da UNESCO. Nesta terça-feira (21), Quissamã recebeu a instalação de uma placa de identificação visual, localizada na RJ-196, nas proximidades do trevo de Carapebus.

A iniciativa foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arnaldo Mattoso, com a assessora especial de Turismo, Danielle Feyo, e o superintendente do DER-RJ, Luciano Müller.

Arnaldo Mattoso relata que a instalação da placa de identificação nos municípios de abrangência está entre as exigências do cronograma para obtenção do selo da UNESCO, com base nos itens Visibilidade, Trabalho em Rede, Valorização e Preservação dos Patrimônios Geológicos e Culturais; e Gestão.

“Quissamã está entre os municípios que fazem parte do Comitê de Gestão, visando a inclusão na rede mundial do Projeto Geoparque Costões e Lagunas. Com o cumprimento do item Visibilidade e Identidade Visual, a próxima etapa já está programada com o agendamento para o mês de julho de uma visita de avaliação por uma comitiva da UNESCO, com cronograma a ser definido”, explicou Mattoso.

A instalação das placas de sinalização será concluída nos 16 municípios integrantes do litoral Norte e Leste do Estado do Rio, por meio de uma parceria entre o Comitê de Gestão e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), com investimento do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) nos municípios membros.

A assessora especial de Turismo, Danielle Feyo, destaca que ações serão desenvolvidas em Quissamã para que a população esteja inserida no processo que visa a chancela da UNESCO.

“O Conselho Municipal de Turismo tem entre as suas próximas pautas o trabalho junto à comunidade para que os aspectos sociais, econômicos e ecológicos sejam avaliados e conhecidos pelos munícipes, com a formação do Geoparque”, ressaltou Danielle Feyo, ao lembrar que a reunião do Conselho está agendada para o dia 28 de maio.

Recentemente o Geoparque Costões e Lagunas avançou em sua categoria de classificação na busca pelo certificado de inclusão na rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, e passou a ser denominado Geoparque Aspirante.

O Geoparque Costões e Lagunas abrange os municípios de Quissamã, Campos dos Goytacazes, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, e Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana (SFI), São João da Barra (SJB), São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.