Quissamã recebe Clodoaldo Silva, campeão no esporte e na vida

A tarde de segunda-feira (12) foi marcada pela presença, em Quissamã, do ícone do esporte paralímpico brasileiro Clodoaldo Silva, que em bate-papo descontraído, no Ginásio Poliesportivo Walth Mille Pessanha, contou aos jovens atletas e estudantes do município sua história de vida, marcada por muita luta e superação. Ele aproveitou para divulgar os Jogos Estudantis, que serão promovidos pelo Serviço Social do Comércio (SESC), a partir deste mês. A agenda do atleta foi uma parceria da Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude, com SESC, de Campos dos Goytacazes.
Considerado o maior recordista de medalhas paralímpicas do Brasil, Clodoaldo foi recebido pela prefeita Fátima Pacheco, que falou da alegria do encontro. “Ele é um exemplo de superação, um grande vencedor, que nesta tarde vem nos deixar uma mensagem de otimismo e partilhar conosco a sua história de vida”, disse.
O ‘Tubarão Paralímpico’, como é conhecido, nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores, sofreu preconceitos e discriminação, mas isso nunca o impediu de fazer qualquer coisa e hoje ele coleciona mais de 700 medalhas e está entre os maiores medalhistas do país. Em cinco Paralimpíadas, foram 14 medalhas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes). Nos Jogos de 2016, no Brasil, ele foi o responsável por acender a pira, no Maracanã.
“Estou em Quissamã, cidade linda e acolhedora, para falar pessoalmente e profissionalmente de como conquistei tantas vitórias. Mas a minha maior vitória agora é poder falar com essas crianças e jovens e incentivar para o esporte, porque teremos jogos estudantis promovidos pelo SESC e Quissamã sediará algumas eliminatórias, e em novembro, teremos a grande final do futsal. A mensagem que sempre busco passar é que cada um dê sempre o seu melhor, porque, no final, serão grandes campeões, se não for no esporte, que seja na vida. Enfrentei dificuldades, sim, mas em nenhum momento pensei em desistir. Superei os obstáculos com determinação. O grande campeão é aquele que persiste”, ressaltou o atleta, que começou a praticar natação aos 16 anos, como sugestão da fisioterapia e dois anos depois iniciava sua trajetória de competições.
A coordenadora de Esporte e Juventude, Ísis Chagas, enfatiza que para a área do esporte, receber um ícone com o perfil de Clodoaldo, com vários títulos e medalhas, para falar e incentivar os jovens atletas, é de grande relevância. “O Clodoaldo é um atleta conceituado e toda expectativa que ele passa, de superação e determinação, com sua linda história de vida, estimula nossos alunos e mostra que todos são capazes, independente das dificuldades. Ele nos encoraja, mostrando o poder da força de vontade, da determinação”, frisou Ísis, acrescentando que o município participará dos Jogos Estudantis, promovidos pelo SESC, com quatro escolas.
Considerada a maior competição esportiva estudantil do interior do Rio de Janeiro, os Jogos Estudantis do SESC 2019, edição Norte e Noroeste Fluminense, vai reunir estudantes de escolas públicas e particulares de 18 cidades da área de abrangência do SESC de Campos dos Goytacazes. A primeira fase começa no dia 16 de agosto e as finais estão marcadas para novembro.