Quissamã recebe cinema itinerante e sustentável com o CineSolarzinho
O encanto do cinema ao ar livre, movido a energia solar, chega a Quissamã nos dias 5 e 6 de agosto. O projeto CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante do Brasil a utilizar energia fotovoltaica, realizará sessões gratuitas para toda a família, com foco em temas socioambientais, reforçando o compromisso com a cultura e a sustentabilidade.
As exibições ocorrerão em dois locais: na terça-feira (5), a partir das 18h, na Praça Francisca Custódia da Conceição, em Barra do Furado; e na quarta-feira (6), no mesmo horário, na Praça Domingos Barcelos Rodrigues, em Santa Catarina. A programação, que integra o Circuito Trident Energy, contará com curtas-metragens infantis – “Vamos cuidar do planeta!” e “A força da imaginação!” – e pipoca gratuita para o público.
A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas, destacou a importância da iniciativa:
“Receber o CineSolarzinho é uma oportunidade extraordinária para nossa população. Além de oferecer lazer e cultura, o projeto traz a sustentabilidade para o centro da discussão, de forma lúdica e acessível. É a união perfeita entre entretenimento, educação e conscientização ambiental, pilares que buscamos fortalecer em nossas ações”, afirmou.
O projeto, viabilizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com apoio da Prefeitura de Quissamã e patrocínio da Trident Energy, tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e promover a educação ambiental.
“O CineSolarzinho reforça o compromisso com a democratização da cultura, levando cinema, educação e sustentabilidade para diferentes territórios, de forma gratuita e inclusiva. Acreditamos que o contato com a arte desde a infância é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, criativos e comprometidos com o futuro do planeta”, ressaltou Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O veículo que transporta o cinema é um furgão adaptado com placas solares que alimentam todo o equipamento de som e projeção. O espaço conta com cadeiras, decoração feita com materiais reciclados e objetos que demonstram como a luz solar se transforma em energia elétrica, proporcionando uma experiência educativa completa. A curadoria dos filmes é da equipe do festival comKids, garantindo uma programação diversificada e de qualidade.
PROGRAMAÇÃO – QUISSAMÃ (RJ)
📅 05 de agosto – Terça-feira
🕕 18h – 1ª sessão de curtas: “Vamos cuidar do planeta!”
🕖 19h – 2ª sessão de curtas: “A força da imaginação!”
📍 Praça Francisca Custódia da Conceição – Barra do Furado
☔ Em caso de chuva: Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner – Avenida Francisco Manhães da Boa Morte, 320
📅 06 de agosto – Quarta-feira
🕕 18h – 1ª sessão de curtas: “Vamos cuidar do planeta!”
🕖 19h – 2ª sessão de curtas: “A força da imaginação!”
📍 Praça Domingos Barcelos Rodrigues – Santa Catarina
☔ Em caso de chuva: Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida – Rua Belizário Antônio de Souza
Filmes – Programa 1: “Vamos cuidar do planeta!”
Histórias sobre sustentabilidade, ativismo, amor pela natureza e crianças cuidando do planeta.
(Com acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva).
- Um Ciclo Incrível – Argentina/2014 – 4min02s
- Planeta Darwin – Chile/2020 – 5min
- O Resgate do Brejinho – Brasil/2024 – 6min
- A Mosquito Fobada – Angola/2021 – 5min16s
- Renata e os problemas – Vamos economizar água – Chile/2022 – 5min01s
- Pássaro Cúbico – Colômbia/2019 – 9min19s
- Óleo que vira sabão – Uruguai/2014 – 3min21s
- PenguinandWhale – Argentina/2020 – 2min40s
- Uma menina, um rio – Brasil/2025 – 7min23s
- Lupita pelo mundo – Amazônia – Brasil/2020 – 2min14s
- Voa – Espanha/2020 – 15min15s
Filmes – Programa 2: “A força da imaginação!”
Saberes tradicionais, lendas e conexão com a natureza.
(Com acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva).
- Pichintun – Tainá, uma menina guarani – Chile/2022 – 7min56s
- Só Rezando – Brasil/2023 – 14min30s
- Tuca o Mestre Cuca – A plantinha da Pri – Brasil/2021 – 11min11s
- A Menina e a Árvore – Brasil/2023 – 10min25s
- Uma Casa Para Tobias – Chile/2017 – 3min23s
- Quma e as Bestas – Argentina/2019 – 11min
Sobre o CineSolar
Criado pela Brazucah Produções há 12 anos, o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. Já realizou cerca de 2.730 sessões, exibiu 290 filmes e promoveu 780 oficinas, alcançando 397 mil pessoas em 890 cidades de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto atende a 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua para democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais, promovendo práticas sustentáveis, inclusão social e difundindo a tecnologia da energia solar.
Além disso, o CineSolar compensa 55 toneladas de CO2e em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). Também realiza ações junto à Unesco e à Universidade Internacional da Paz (Unipaz), integra a Solar Cinema Network – rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar – e conta com parceria da EnergySeg Engenharia e Ecori Energia Solar.