Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Quissamã recebe capacitação para implementação do Núcleo de Políticas LGBTQIAPN+

A jornada formativa para atendimento ao público LGBTQIAPN+ aconteceu nesta quarta-feira (22) no Auditório da Prefeitura de Quissamã. Equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e de Educação de Quissamã passaram por uma capacitação durante todo dia sobre atendimento, acesso a direitos básicos, trabalho na prática, entre outros temas.

No município, será implementado um Núcleo de Políticas LGBTQIAPN+ em anexo ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, ressalta que o Núcleo vai atuar com acolhimento, informação e mobilização de políticas públicas de combate a LGBTfobia.

“A equipe que promoveu essa capacitação é especializada no atendimento ao público LGBTQIAPN+. Quissamã sempre se destaca porque faz um trabalho de muita inclusão e com o Núcleo será desta forma, com atendimento especializado, acolhimento e mobilização de políticas públicas. Por isso, estivemos hoje capacitando essas equipes para que essa inclusão ocorra de fato para todos os públicos”, destacou a secretária.

Durante a capacitação foi abordado o acolhimento institucional, a importância do respeito, da autodefinição, da escuta, a invisibilização que ocasiona a violência, acesso ao mercado de trabalho, papel da medicina na construção do que entendemos por gênero e sexualidade, oficina sobre o trabalho diário, entre outros.

Além da parte social, o atendimento ao público LGBTQIAPN+ também demanda atenção para a saúde, com humanização no atendimento, ida ao endocrinologista, atendimento ambulatorial, entre outras. O trabalho de atendimento ao público começa desde o acolhimento, retificação de nome, orientação jurídica e psicológica.

“Será feito um atendimento de rede, de inclusão, com todas as outras secretarias, e no Núcleo vamos fazer toda essa dinâmica, os encaminhamentos necessários, e todo o atendimento para essa população”, comentou o representante da Comissão de Promoção dos Direitos da População LGBTQI+, Riaggo Silva.

A capacitação de formação de atendimento das equipes foi promovida pelo Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, do Programa Estadual Rio sem LGBTIfobia, e é essencial para proporcionar atendimento e encaminhamento para serviços de uma forma mais direcionada e humanizada.

“Esse convite foi recebido por nós do Centro da Cidadania Norte Fluminense com muita alegria, porque sabemos que é muito importante essa integração. Do nosso equipamento, que é um equipamento estadual, com os municípios de nossa área, para a capacitação de seus funcionários em combate ao LGBTIfobia”, disse a Advogada do Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, Shana Ribeiro.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.