Quissamã recebe ação do Rio Sem LGBTIfobia

O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense realizou o Rio Sem LGBTIfobia, uma ação de orientação em atendimento social, psicológico, assessoramento jurídico e reflexões sobre ações afirmativas em parceria com a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Assistência Social.

O evento aconteceu no Serviço de Fortalecimento de Vínculo ao Idoso, nesta sexta-feira (14), com a presença de representantes da sociedade civil e do legislativo, profissionais de saúde e serviço social.

Na ocasião, a coordenadora do Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, Márcia Cristina Amaral, ressaltou que a ideia da ação é fortalecer a rede de apoio ao público LGBTQIA+ por meio da informação, acolhimento e mobilização, visando combater o preconceito, a discriminação e a violência. “Nosso objetivo é fortalecer a população LGBTQIA+ para que tenha acesso aos serviços sociais e de saúde, à educação e ao mercado de trabalho, lutando contra a discriminação e a violência que é direito dessa população e de todo cidadão”, salientou.

Para a secretária de Assistência Social de Quissamã, Tânia Magalhães, a ação foi uma oportunidade única de trocar experiência com a equipe técnica do Centro de Cidadania Norte Fluminense. “É importante sempre buscarmos estes espaços de fala. Em Quissamã, nós estamos avançando nas discussões para a construção do Conselho Municipal LGBTQIA+, justamente para que possamos fortalecer as políticas públicas, normatizar e organizar os atendimentos, contando com a participação da sociedade civil neste processo”, explicou.

Em caso de LGBTIfobia a vítima deve buscar a delegacia mais próxima para realização do registro de ocorrência a LGBTIfobia como motivo presumido de violência com os nomes e dados das pessoas que tenham presenciado o ocorrido para serem testemunhas. Em seguida a pessoa deve procurar o Centro de Cidadania mais próximo para receber o suporte necessário. O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense está situado na Rua Travessa Santo Elias, 252/292, Parque Jardim Carioca em Campos dos Goytacazes.