Quissamã recebe a final do II Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia neste domingo

Na manhã deste domingo (13), foi realizada a grande final do II Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia, em João Francisco. Quissamã foi representada por uma dupla feminina nomeada de Quissaonda e formada por Maria Bernadeth Azeredo e Ana Maria da Boa Morte.
Participaram do evento 82 atletas, totalizando 41 duplas, sendo que seis são femininas: uma de Quissamã, duas de Macaé, uma Saquarema, Rio de Janeiro e Barra de São João, respectivamente. Ao todo, 12 mulheres participaram do torneio.
A prefeita Fátima Pacheco falou sobre a importância os benefícios que um evento desse porte traz para Quissamã.
“Foi um grande evento, que trouxe para o município pessoas de outras cidades e estados. Essa integração é fundamental para Quissamã, pois acarreta em mais geração de renda, emprego, visibilidade para os pontos turísticos, movimentando a economia”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
“Nós viemos concorrer, mas não temos um clube. Pescamos por amor e temos equipamentos comuns, como a vara de bambu. Estamos muito felizes por competir, quase conseguimos o primeiro lugar na pesagem do papa terra, peixe tradicional da região. Nossa dupla existe há mais de 20 anos e já ganhamos prêmios em competições nas localidades de Carapebus, Flexeiras”, declarou Bernadeth.
As raias de sábado não foram as mesmas de domingo. Os competidores mudaram de posição, ou seja, de raia, pois essa regra faz parte do cronograma do torneio para que ninguém seja beneficiado com a localização.
Ao término da competição, os peixes são levados para a barraca, a fim de realizar a contagem e a pesagem, chegando ao somatório total tanto do sábado, quanto do domingo e revelando os campeões, que de virada, levaram a melhor. O Pampo Clube de Pesca de Saquarema, foi o grande campeão. A dupla feminina de Quissamã, Representando o município, ganhou na categoria geral de Quissamã.
A pontuação é feita por meio da quantidade e do peso. São dois pontos por peça, um ponto por cada 100 gramas, sete pontos por cação e sete por arraia, mas nos dois casos, eles são devolvidos para o mar. Os demais peixes, que não retornaram para a água, foram doados para comunidade da Penha. Os 70 quilos pescados no sábado, foram divididos entre 25 famílias. Já os 80 quilos de domingo, também serão doados para Penha.
“É um prazer realizar este evento aqui em Quissamã. A cada torneio, percebemos que o número de mulheres vem aumento. Temos competidoras com nível nacional, que ao participarem do campeonato brasileiro, irão surpreender”, afirmou o diretor da Ecoanzol e Coordenador da prova, Marcelo Fernandes.
Participaram do evento, a prefeita Fátima Pacheco; o vice-prefeito Marcelo Batista; a secretária de Esporte e Juventude, Isis das Chagas; o engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Arnoldo Reilly; e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Borba; e o assessor da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos Lopes.